Com ambiente flexível e colaborativo, há mais de 06 anos, o Grupo RHTI da Assespro-RS desenvolve práticas estratégicas de Gestão de Recursos Humanos para os desafios encontrados nas empresas com foco no setor de Tecnologia.
Os temas trabalhados ao longo do ano são abordados com uma comunicação aberta e dinâmica, desta forma, os participantes levam às suas empresas ações com resultados positivos já comprovados. Com a interação dos RHs e compartilhamento de informações, surgem as melhores práticas de gestão e desenvolvimento do objetivo do grupo: Tornar-se referência de RH no mercado de TI.
Ficha de Adesão – Clique Aqui!
Preencha a ficha e envie para eventos@assespro-rs.org.br
🌟 Próximo encontro:
Em 2025 vamos trabalhar sobre:
> Saúde Mental/Segurança Psicológica
> IA continuidade dos robôs
> IA- otimizar processos de RH-exemplos de prompts na prática-sensibilizar e preparar times
> Case onboarding para times remotos
> Diversidade & Inclusão
> Lideranças – práticas para trazer o líder mais próximo do negócio
> People analytics – automatização do RH
> Gerações – fatores psicológicos/emocionais que impactam no ambiente corporativo
> Escalar empresas para fusões e compras
Temas abordados recentemente
Objetivos!
Auxiliar estrategicamente as empresas nos seus processos de Recursos Humanos através do estudo de assuntos focados no Setor de TI e aproximação de profissionais da área para trocas de boas práticas de gestão de pessoas.
Propósitos
- Compartilhar conhecimento através da troca de informações;
- Criar integração nos RHs das empresas;
- Aprimorar políticas de gestão de pessoas;
- Promover a aplicação das melhores praticas de RH dentro das empresas;
- Colaborar estrategicamente com a gestão de pessoas nas empresas, visando atrair, desenvolver e manter os recursos humanos.
Formato
Encontros mensais,
Terceiras terças-feiras de cada mês.
Das 9h às 10h30 – Online
Quem pode participar?
- Profissionais de RH (Através de empresas)
As empresas participarão através de seus profissionais de RH atuantes do setor de TI da empresa, ou profissionais que sejam responsáveis pelo RH.
A vaga para participar do Grupo pertence a empresa, caso o profissional inicialmente inscrito venha a se afastar, a empresa então poderá indicar outro profissional.
Ficha de Adesão para participar do Grupo – Clique Aqui!
Veja o Recorte do Encontro de Março de 2025:
Inteligência Artificial, Ciências Humanas e RH – Conexão
No mês de março, o encontro do Grupo RHTI da Assespro-RS foi realizado no formato híbrido, trazendo como tema “Inteligência Artificial, Ciências Humanas e RH – Conexão”. A apresentação foi conduzida por Gabriel Leão, economista, filósofo e mestre em matemática pura. Durante sua exposição, Gabriel dividiu o conteúdo em duas partes, abordando inicialmente o Estado da Arte do uso da Inteligência Artificial na Gestão de Pessoas e, em seguida, compartilhando sua experiência técnica e filosófica sobre o tema.
Na primeira parte da apresentação, Gabriel destacou que “Você não será substituído por uma IA, mas sim por uma pessoa que utiliza IA”. Ele explicou que a área de gestão de pessoas é mais resistente à substituição pela inteligência artificial, pois envolve um nível de intelectualidade e subjetividade que as IAs ainda não conseguem replicar completamente. Durante sua fala, provocou o grupo com a questão: “A inteligência artificial pode fazer arte?”. Segundo ele, a resposta é negativa, pois a IA não consegue reproduzir a “dor humana”, um elemento subjetivo e insubstituível, além de não conseguir trabalhar a profundidade da subjetividade humana.
Gabriel também apresentou os grandes players do mercado de IA, como ChatGPT, Claude, Perplexity e Gemini. Ele alertou sobre a importância de não restringir o uso empresarial a uma única IA, pois, cada ferramenta tem pontos fortes e fracos em diferentes tarefas. Além disso, destacou alguns dos principais avanços na área em 2025, como a aplicação da IA generativa no recrutamento, treinamentos e suporte a colaboradores, o uso de People Analytics para prever engajamento e rotatividade, e as tentativas de humanização das tecnologias. No recrutamento, pontuou a relevância da análise e comparação de currículos, do match de skills e da aceleração dos processos seletivos.
Outro ponto abordado foi a situação do mercado gaúcho, destacando desafios como engenharia de dados, cultura organizacional, competitividade, política e burocracia. Apesar disso, ele ressaltou que há uma grande janela de oportunidades nas artes e humanidades, enfatizando a necessidade de explorar as profundidades individuais e a produtividade, além das novas tecnologias.
Ao final do encontro, houve um momento de perguntas e respostas, proporcionando uma troca de ideias entre os participantes. A Assespro-RS agradece a Gabriel Leão pelo excelente conteúdo apresentado! 💙
- Fonte: Assespro-RS
- Imagem: Assespro-RS
- 02 de abril de 2025.