Internacionalização de Negócios

Atenção Associado!
Temos uma grande oportunidade!

Empreender no Brasil não é tarefa fácil, estamos constantemente lidando com impostos acentuados em um cenário político e econômico instável. A burocracia, sobrecarga tributária, falta de investimentos são alguns dos grandes desafios que as empresas gaúchas enfrentam.

Pensando nisso, a Assespro-RS está divulgando aos nossos associados uma oportunidade de internacionalizar seus negócios com o nosso apoio. Desde o início de 2023 intensificamos nossa comunicação com agências de fomento no Uruguai, gerando oportunidades de crescimento e internacionalização para o mundo inteiro. 

Segundo pesquisa das Nações Unidas, o Uruguai possui o maior Índice de Desenvolvimento de Governo Eletrônico da América Latina, além de estar classificado com um dos melhores índices de desempenho em ESG do mundo (Verisk Maplecroft, 2022).

Alguns dos principais atrativos para empresas gaúchas são: mercado de câmbio livre, sistema fiscal único em todo o país, e um sistema tributário baseado no princípio da fonte, ou seja, não há tributos pelas rendas de ativos localizados fora do país.

No Uruguai não existe discriminação no tratamento ao capital nacional e ao capital estrangeiro, e os incentivos à promoção do investimento estão disponíveis para ambos. Também não há limites para a dotação de capital estrangeiro nas empresas.


Para abrir uma empresa no Uruguai

Não existem requisitos prévios nem são necessárias permissões para que um investidor estrangeiro opere no Uruguai, podendo optar por qualquer forma de organização empresarial, incluindo filiais de pessoas jurídicas no exterior.

Ingressar em novos países com a tarifa Uruguaia

A partir do Uruguai você poderá ingressar a vários mercados com acesso preferencial, sempre que cumpra o regime de origem estabelecido em cada acordo.

Junto com o Brasil, a Argentina, o Paraguai e a Venezuela, o Uruguai faz parte do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). Todos os produtos exportados pelo Uruguai recebem uma preferência de 100% da tarifa vigente, quando ingressam a outro país do MERCOSUL.

O Uruguai também assinou com o México um Acordo de Livre Comércio (2003), que permite a livre circulação de bens e serviços entre ambos os países (tarifa zero), desde junho de 2004, com determinadas exceções cujo tratamento está expressamente previsto.

O MERCOSUL assinou acordos comerciais com vários países da América Latina: Chile (1996), Bolívia (1996), Colômbia, Equador e Venezuela (2004), Peru (2005) e Cuba (2006). Fora da região, o MERCOSUL assinou acordos com Israel (2007), Índia (2004), SACU (2008), Egito (2010) e Palestina (2011). 

Esse conjunto de acordos permite que do Uruguai o investidor possa ter acesso a um mercado regional de 400 milhões de consumidores.


Notícias

Conheça nossos parceiros!

CUTI é a associação de empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação do Uruguai.

Principal porta-voz da indústria de TIC, Cuti é reconhecido e legitimado no país e no exterior pelas empresas, pela sociedade e pelo Estado. É um centro de referência e parceiro ativo de instituições que compõem o ecossistema da indústria tecnológica uruguaia, como incubadoras de empresas, centros acadêmico-industriais, universidades, parques tecnológicos, instituições governamentais e associações empresariais.

cuti.org.uy | Telefone: +598 2600 7275 | Celular: +598 092 512 020


O SebraeX é uma iniciativa do Sebrae Startups, criada para conectar as mais diferentes hélices do ecossistema e desenvolver o empreendedorismo inovador no Rio Grande do Sul.

Oferecem Programas de aceleração, Fomento à inovação, Incentivo à inovação aberta, Mapeamento dos ecossistemas locais de inovação, Hubs de inovação, Eventos e XLabs. 

startups.sebraers.com.br  | Telefone: 0800 570 0800 | Whatsapp: (51) 3216 5000


É um Parque Científico e Tecnológico que oferece um ecossistema de inovação conectado e global.

Estimula a pesquisa e a inovação por meio de uma ação simultânea entre academia, instituições privadas e governo. Empresas de diferentes portes, entidades e centros de pesquisa da própria Instituição estão sediados nos dois sites: em Porto Alegre e em Viamão, ambos no Estado do Rio Grande do Sul – Brasil. Atualmente, o Tecnopuc abriga mais de 290 organizações, somando mais de 8 mil postos de trabalho.

tecnopuc.pucrs.br | tecnopuc.comunicacao@pucrs.br | (51) 3353-6216


São a agência responsável pela promoção de exportações, investimentos e imagem país. Trabalham para potenciar a capacidade exportadora e a competitividade das empresas uruguaias, promover o país como um destino atrativo para os investimentos produtivos e impulsionar a Marca País Uruguay no mundo.

Contato: Paola Mancino: Pmancino@uruguayxxi.gub.uy – Investment Promotion Specialist
uruguayxxi.gub.uy |  (598) 2915 3838