Cultura e Pertencimento é tema do Grupo RHTI

Em fevereiro, os participantes do RHTI aprofundaram o tema “Cultura e Pertencimento” com Karina Vieira, fundadora da Legaya, consultoria especializada em consciência organizacional.

No início do encontro, o grupo foi instigado a pensar sobre a relação com a sua  organização e a cultura que ela constrói. Esclarecemos alguns temas em pauta como burnout, resignação, loud quitting, quiet Ambition e como eles representam os sintomas das dores corporativas relacionadas às empresas.

Segundo Vieira, “ A cultura não é estática, ela é um pouco de como vivemos a organização, ela é como um organismo vivo” e completa, assim como um organismo vivo, a cultura é influenciada e moldada por diversas variáveis ao longo do tempo.

Abordando o tema pela visão de líderes, foi apresentado dados da Mercer, que apontam os principais pontos que direcionam a cultura dentro das empresas: os mais citados são as atitudes e comportamento dos líderes; seguido pela Governança, como a empresa está estruturada em termos de decisão e processos; a forma como a empresa se comunica com os colaboradores e por último o ambiente de trabalho. A pesquisa ainda cita que empresas com uma cultura de alta performance sempre atuam pela transparência, visão de longo prazo, colaboração e inovação.

Karina comentou sobre os desafios que encontrou ao longo de seus 15 anos de atuação corporativa. Segundo ela, o desenvolvimento da cultura deve começar de cima para baixo. Quais os valores que a liderança aponta para a organização? E a partir disto cultivar os seguintes pilares: Liderança consciente, Propósito compartilhado, Comunicação Aberta e Processos corporativos alinhados à cultura.


Criado há sete anos e sempre realizando encontros mensais, o Grupo RHTI aproxima profissionais de RHs para tratar de discussões sobre o mercado de tecnologia e as melhores práticas em gestão de pessoas.

Formato

  • Encontros mensais,
  • Terceiras terças-feiras de cada mês.
  • Das 9h às 10h30

Faça sua adesão AQUI e participe dos próximos encontros!

 

 

04 de março de 2024