Tecnopuc e Unisinos apoiam encontro dos governos das regiões Sul e Sudeste

Por meio da Aliança para Inovação – articulação entre UFRGS, PUCRS e UNISINOS, um grupo formado por membros do Tecnopuc e da Unisinos mediou um workshop do 10º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). O evento reuniu em Porto Alegre, de 29 de fevereiro a 1 de março, governadores, secretários e equipes técnicas das duas regiões do país para discutir ações capazes de fortalecer a cooperação entre os estados, além de políticas públicas de interesse comum das duas regiões.     

O Crialab, laboratório de criatividade do Tenopuc, atuou na concepção da metodologia de colaboração utilizada com os 21 grupos técnicos de trabalho para o planejamento de ações estratégicas. Juntamente com professores e pesquisadores da Unisinos, o grupo facilitou o trabalho desses GTs, que ocuparam as salas da Universidade parceira e do Multipalco, no Teatro São Pedro. O resultado são frameworks com uma representação dos desafios e compromissos dos estados em áreas estratégicas, que embasaram a carta assinada pelos participantes ao final do evento.  

“A metodologia de colaboração que criamos foi certeira: se adaptou às diferentes características dos 21 grupos técnicos que se reuniram no COSUD. Além de promover a troca de experiências prévias, propusemos o uso de frameworks que estimularam a divergência e a convergência para a exploração das pautas prioritárias das diferentes secretarias, resultando em definições estratégicas”, avalia Ana Berger, líder do Crialab.     

A facilitação do Crialab ocorreu em três etapas: uma prévia, onde secretários do Estado e suas equipes técnicas foram entrevistados sobre as pautas prioritárias para suas pastas, no sentido de orientar as discussões nesta edição do COSUD, a concepção e facilitação da metodologia de colaboração, e a formação de pessoas facilitadoras das duas universidades e do governo envolvidas na condução do workshop.  

“Ao envolver colaboradores em um processo de geração aberta de conceitos, cria-se um ambiente propício para a identificação de soluções inovadoras e não convencionais para desafios organizacionais. Em seguida, a etapa de priorização entra em cena, buscando a seleção criteriosa das ideias mais promissoras. Isso não apenas direciona os recursos da empresa para iniciativas de maior potencial impacto, mas também facilita o alinhamento das estratégias de inovação com os objetivos da organização” explica Ana.   

Metodologia colaborativa  

A proposição e o acompanhamento da implementação de práticas de inovação que geram valor para o negócio é uma constante no apoio que o Crialab dá aos parceiros do ecossistema. Do ponto de vista metodológico, o grupo atua do reconhecimento de contextos e diagnósticos até a formulação de conceitos e orientações que vislumbram futuros possíveis para a organização. Para isso, o Crialab acessa os mais diversos atores que compõem o ecossistema de inovação do Tecnopuc, atuando em mercados diversos e contribuindo para organizar o pensamento coletivo, promover o engajamento da equipe e contribuir para um processo de inovação mais eficaz, ágil e focado nas necessidades e metas corporativas. 

O Crialab se destaca por oferecer uma ampla gama de serviços de inovação corporativa destinados a empresas de diversos setores e tamanhos. Dentro de suas atividades, incluem-se consultorias customizadas para acelerar projetos de inovação e desenvolvimento, promovendo uma abordagem centrada nas pessoas e adaptada a cada contexto empresarial. Além disso, o laboratório proporciona sessões de pesquisa, simulações, ideações e prototipações, consolidando-se como uma área multifuncional para impulsionar a capacidade crítica e criativa das pessoas e a resolução de desafios empresariais. A metodologia do Crialab, baseada nas dimensões do processo criativo, visa não apenas compreender os problemas atuais, mas também orientar as soluções para o futuro, consolidando-se como um parceiro estratégico para a inovação no ambiente corporativo.  

Saiba mais sobre como o Crialab pode se conectar com a sua organização