Porto Alegre terá Instituto de Inovação privado

Espaço de coworking, aceleração para startups e centro de financiamento de expansão de empresas vai seguir o modelo da Acate, que tornou Florianópolis foco de atenção nacional.

 Serão anunciados nos próximos dias os detalhes de um projeto com potencial para mudar o patamar de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul no mapa nacional da nova economia. Está nas últimas definições o Instituto de Inovação, um grande espaço de coworking e aceleração de startups, com foco em fintechs (startups financeiras), inspirado na Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). O principal responsável pela iniciativa é Marciano Testa, presidente do Agibank.

Conforme o empresário, o projeto é um dos primeiros frutos daAliança para Inovação, a união dos três grandes parques tecnológicos do Estado (Tecnopuc, Tecnosinos e Zenit, da UFRGS). A parceria entre as universidades foi costurada por Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, que também apoia a implantação da nova iniciativa.

O Instituto de Inovação será instalado, segundo Marciano, em “local emblemático para a cidade” e poderá abrigar entre 200 e 300 empresas – é bom lembrar que será dedicado a negócios em estágio inicial. Também será um centro de disputa de capital para financiar startups, “venture capital”, como é conhecido na área.

Além de reforçar o ecossistema de inovação de Porto Alegre, o Instituto tem a ambição de dar suporte ao setor público. Marciano faz planos de organizar hackathons (maratona de desenvolvimento de projetos) todos os meses para resolver problemas do governo do Estado ou da prefeitura. Um dos objetivos, nesse caso, é simplificar processos e reduzir burocracia.

Fonte: Gaúcha ZH

23 de agosto de 2018