Lançada a terceira rodada do programa Soluções de IA para o Poder Público

Foi realizado, nesta segunda-feira (26), o lançamento da 3ª Rodada da Seleção Pública de “Soluções de IA para o Poder Público”, com disponibilidade de mais R$ 24 milhões para o programa. A iniciativa tem o objetivo de apoiar projetos relativos ao desenvolvimento de soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) para aplicações em Desafios Tecnológicos de entidades do Poder Público Federal.

Nesta nova fase, os participantes devem propor soluções para nove desafios tecnológicos das seguintes instituições públicas: CVM; INSS; INMETRO; e Suframa. As propostas podem ser enviadas até 11/4.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o diretor de Inovação da Finep, Elias Ramos, os secretários Rogério Mascarenhas e Renata Miranda (respectivamente, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e do Ministério da Agricultura e Pecuária) e Camila Medeiros (diretora de Inovação da ENAP) participaram do lançamento.

Em sua fala, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, enfatizou a relevância da integração do conhecimento científico com as necessidades da sociedade, visando à criação de produtos, processos e serviços capazes de aprimorar a qualidade de vida das pessoas. “O que estamos fazendo aqui é fornecendo os meios e provocando a nossa inteligência, as nossas empresas, para que nos ajudem a prestar melhores serviços, reforçando um compromisso do nosso ministério com a transformação digital”, ressaltou.

Na ocasião, também foram divulgadas as nove startups selecionadas na segunda rodada do programa, lançada em agosto de 2023. A chamada recebeu 90 propostas, que foram detalhadamente avaliadas por uma equipe da Finep, pela equipe das entidades públicas, além de consultores especialistas renomados em Inteligência.

Os participantes do evento também tiveram a oportunidade de ouvir relatos de representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária sobre a implementação das novas tecnologias selecionadas na primeira fase do programa e as melhorias já perceptíveis.

Essa iniciativa é resultado de uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com o apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGISP) e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

 

  • Fonte: Gov.br
  • Imagem: Freepik
  • 26 de fevereiro de 2024