Comitê Nacional de Cibersegurança promove sua primeira reunião

Nesta quarta-feira (20) foi realizada a primeira reunião dos representantes do Comitê Nacional de Cibersegurança (CNCiber). A abertura do encontro foi realizada pelo ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Marcos Antonio Amaro dos Santos, que destacou a importância estratégica do Comitê e o momento das nações no cuidado com cibersegurança. O ministro Amaro encaminhou a reunião para debater o Regimento Interno do CNCiber e para em seguida estabelecer três Grupos de Trabalho Temáticos, conforme divulgado anteriormente (clique aqui).

Para o ministro, “O primeiro grupo de trabalho discutirá medidas destinadas a aprimorar nossa Estratégia Nacional de Cibersegurança, a e-Ciber, de 2020. A primeira geração da nossa estratégia careceu de uma política que a orientasse, estando já desalinhada com estratégias de outros países, que privilegiam aspectos mais operacionais e incluem indicadores adequados ao acompanhamento da evolução de cada país nessa temática”. Este grupo deve concluir seus trabalhos em seis meses, prorrogáveis.

O segundo grupo de trabalho se debruçará sobre a proposta de criação de órgão de governança da Cibersegurança Nacional, responsável por sua regulação, fiscalização e controle. Segundo o ministro Amaro, “esse órgão deve ter capacidade de lidar com a evolução de tecnologias emergentes e disruptivas, como a inteligência artificial”. O trabalho do grupo deve ser concluído também em seis meses, prorrogáveis.

Já o terceiro grupo se debruçará sobre coordenar as manifestações brasileiras nos diferentes organismos internacionais sobre cibersegurança, buscando consolidar uma posição coerente e consistente do País. Tal consolidação deverá ser concluída pelo grupo em quatro meses, prorrogáveis.

O CNCiber foi criado no âmbito da Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Conselho de Governo e possui a finalidade de orientar a atividade de cibersegurança no País. Dentre suas competências, se destacam propor atualizações para a PNCiber, a Estratégia Nacional de Cibersegurança e o Plano Nacional de Cibersegurança; avaliar e propor medidas para incremento da segurança cibernética no País; formular propostas para o aperfeiçoamento da prevenção, da detecção, da análise e da resposta a incidentes cibernéticos; dentre outras.

Clique aqui para conhecer a composição do CNCiber.

 

  • Fonte: Gabinete de Segurança Institucional – www.gov.br
  • Imagem: GSI
  • 22 de fevereiro de 2023