Grupo RHTI

Com ambiente flexível e colaborativo, há mais de 06 anos, o Grupo RHTI da Assespro-RS desenvolve práticas estratégicas de Gestão de Recursos Humanos para os desafios encontrados nas empresas com foco no setor de Tecnologia.

Os temas trabalhados ao longo do ano são abordados com uma comunicação aberta e dinâmica, desta forma, os participantes levam às suas empresas ações com resultados positivos  já comprovados. Com a interação dos RHs e compartilhamento de informações, surgem as melhores práticas de gestão e desenvolvimento do objetivo do grupo: Tornar-se referência de RH no mercado de TI. 

Ficha de Adesão – CLIQUE AQUI!
Preencha a ficha e envie para eventos@assespro-rs.org.br

🌟 Próximo encontro:


Em 2024 vamos trabalhar sobre:

> Carreira do Profissional de RH – BP Business Partner
> Treinamento e Desenvolvimento de lideranças
> Cultura Organizacional: Pertencimento
> Comunicação Assertiva e feedback contínuo
> Ferramentas de desenvolvimento – Modelos de PDI
> Uso de inteligência artificial e automação na gestão de RH
> Gestão de pessoas presencial, hibrida e remota – Desafios
> Tendências em Cargos e Salários
> Comunicação não violenta

Temas abordados recentemente 
Business Partner na Prática Felicidade Consciente
Cultura e Pertencimento 4 pilares da inteligência Emocional
Tendências de Remuneração Gestão de times remotos
Encontro de Integração Carreira Tech: Contratações de Milhões
A Importância do Ambiente Seguro  RH Estratégico x RH Humanizado
Transformação Cultural na Prática  Fusões & Aquisições x Cultura Organizacional
O papel do ESG nas organizações   Conversas difíceis no RH
Jornada dos Axurians  Atração e retenção de talentos de TI
Indicadores de RH para performar estrategicamente  Do RH Tradicional ao RH Ágil 
Os 7Cs das mensagens escritas  Benefícios Flexíveis
Avaliação de Desempenho  Etarismo: de repente 50+ e agora?
Práticas de Educação Corporativa  Teletrabalho – Perguntas e respostas
Planejamento para 2023  Saúde Mental: A revolução do autoconhecimento
Objetivos!

Auxiliar estrategicamente as empresas nos seus processos de Recursos Humanos através do estudo de assuntos focados no Setor de TI e aproximação de profissionais da área para trocas de boas práticas de gestão de pessoas.

Propósitos
  1. Compartilhar conhecimento através da troca de informações;
  2. Criar integração nos RHs das empresas;
  3. Aprimorar políticas de gestão de pessoas;  
  4. Promover a aplicação das melhores praticas de RH dentro das empresas;
  5. Colaborar estrategicamente com a gestão de pessoas nas empresas, visando atrair, desenvolver e manter os recursos humanos.
Formato

Encontros mensais,
Terceiras terças-feiras de cada mês.
Das 9h às 10h30 – Online

Novos integrantes: O grupo estará aberto para receber novas empresas/integrantes para participar do grupo, desde que não ultrapasse 50 empresas associadas.


Quem pode participar?
  • Profissionais de RH (Através de empresas)

As empresas participarão através de seus profissionais de RH atuantes do setor de TI da empresa, ou profissionais que sejam responsáveis pelo RH. 

A vaga para participar do Grupo pertence a empresa, caso o profissional inicialmente  inscrito venha a se afastar, a empresa então poderá indicar outro profissional.          

Ficha de Adesão para participar do Grupo – CLIQUE AQUI!


Veja o Recorte do Encontro de julho de 2024:
MEU ESCRITÓRIO SUMIU! E AGORA? É POSSÍVEL TER ALTO ENGAJAMENTO NO MODELO 100% HOME OFFICE?

A edição de julho do Grupo RHTI da Assespro-RS, realizada nesta terça-feira (16), contou com a presença de Minoru Wakabayashi, CEO da Shopping Brasil, e Débora Alves, Coordenadora de Recursos Humanos. Destacaram o tema “Meu escritório sumiu! E agora? É possível ter alto engajamento no modelo 100% home office?”

Minoru Wakabayashi iniciou apresentando os pilares da Shopping Brasil, incluindo seus valores e cultura organizacional, e como a parte mais subjetiva da implementação do modelo home office foi conduzido na empresa. Ele enfatizou que a relação de confiança entre colaboradores e gestores, assim como a clareza e transparência na comunicação, são fundamentais para o sucesso do home office. Ele reitera que existe um escritório/coworking disponível para os colaboradores que desejam se encontrar. Em uma de suas falas, enfatiza que “(…) o pilar pessoas/colaboradores é mais importante que o pilar clientes”, ainda, de acordo com sua percepção reforça que “o cliente não é o Rei, mas sim deve ser útil ao negócio”.

Por último, Minoru relatou que a pergunta chave que precisa ser feita antes de qualquer definição estratégica e que impacte os colaboradores em uma empresa, segundo sua percepção, é a seguinte: “Qual a alma da sua empresa?”

Débora Alves seguiu com uma apresentação detalhando os aspectos táticos da execução e sustentação do trabalho remoto. Ela reforçou que a comunicação é a chave para a manutenção eficaz do home office, considerando-a o segredo para sua implementação bem-sucedida. “A transparência com a equipe e a entrega da mensagem certa para o grupo certo são práticas essenciais”, relata Débora.

Débora também apresentou como o home office é praticado na Shopping Brasil, destacando o uso do aplicativo Mérito, que organiza a comunicação interna e permite que todos os colaboradores contribuam, promovendo maior proximidade entre eles. O aplicativo também possui um recurso de “Humorômetro”, monitoramento de humor, permitindo acompanhar a quantidade e quem realiza acessos diários, identificando como o(a) colaborador(a) estava se sentindo no momento do acesso. Isso permite uma gestão mais humana e conectada, mesmo à distância.

Por fim, o encontro do Grupo RH TI de Julho contou com a participação de mais uma empresa associada que contribuiu com o compartilhamento de uma de suas práticas que garantiu o selo do GPTW e nota de 92. O espaço proporcionou diversos insights valiosos para o grupo. A importância da comunicação assertiva foi destacada, demonstrando como o modelo home office pode promover autonomia, entrega e confiança entre os colaboradores e a organização. Encerramos o encontro encantados com a apresentação que mostrou que, com a abordagem certa e as ferramentas adequadas, é possível manter um alto nível de engajamento e produtividade mesmo no ambiente remoto.

#Dicas do Encontro!
  • Livro: Obrigado Pela Informação que Você Não me Deu – Autor: Normann Kestenbaum   
  • Sugestão de ferramenta: Matriz da Liderança Situacional – Paul Hersey e Kenneth Blanchard