Grupo RHTI

Com ambiente flexível e colaborativo, há mais de 06 anos, o Grupo RHTI da Assespro-RS desenvolve práticas estratégicas de Gestão de Recursos Humanos para os desafios encontrados nas empresas com foco no setor de Tecnologia.

Os temas trabalhados ao longo do ano são abordados com uma comunicação aberta e dinâmica, desta forma, os participantes levam às suas empresas ações com resultados positivos  já comprovados. Com a interação dos RHs e compartilhamento de informações, surgem as melhores práticas de gestão e desenvolvimento do objetivo do grupo: Tornar-se referência de RH no mercado de TI. 

Ficha de Adesão – CLIQUE AQUI!
Preencha a ficha e envie para eventos@assespro-rs.org.br

🌟 Próximo encontro:

 


Em 2024 vamos trabalhar sobre:

> Carreira do Profissional de RH – BP Business Partner
> Treinamento e Desenvolvimento de lideranças
> Cultura Organizacional: Pertencimento
> Comunicação Assertiva e feedback contínuo
> Ferramentas de desenvolvimento – Modelos de PDI
> Uso de inteligência artificial e automação na gestão de RH
> Gestão de pessoas presencial, hibrida e remota – Desafios
> Tendências em Cargos e Salários
> Comunicação não violenta

Temas abordados recentemente 
Business Partner na Prática Felicidade Consciente
Cultura e Pertencimento 4 pilares da inteligência Emocional
Tendências de Remuneração Gestão de times remotos
Encontro de Integração Carreira Tech: Contratações de Milhões
A Importância do Ambiente Seguro  RH Estratégico x RH Humanizado
Transformação Cultural na Prática  Fusões & Aquisições x Cultura Organizacional
O papel do ESG nas organizações   Conversas difíceis no RH
Jornada dos Axurians  Atração e retenção de talentos de TI
Indicadores de RH para performar estrategicamente  Do RH Tradicional ao RH Ágil 
Os 7Cs das mensagens escritas  Benefícios Flexíveis
Avaliação de Desempenho  Etarismo: de repente 50+ e agora?
Práticas de Educação Corporativa  Teletrabalho – Perguntas e respostas
Planejamento para 2023  Saúde Mental: A revolução do autoconhecimento
Objetivos!

Auxiliar estrategicamente as empresas nos seus processos de Recursos Humanos através do estudo de assuntos focados no Setor de TI e aproximação de profissionais da área para trocas de boas práticas de gestão de pessoas.

Propósitos
  1. Compartilhar conhecimento através da troca de informações;
  2. Criar integração nos RHs das empresas;
  3. Aprimorar políticas de gestão de pessoas;  
  4. Promover a aplicação das melhores praticas de RH dentro das empresas;
  5. Colaborar estrategicamente com a gestão de pessoas nas empresas, visando atrair, desenvolver e manter os recursos humanos.
Formato

Encontros mensais,
Terceiras terças-feiras de cada mês.
Das 9h às 10h30 – Online

Novos integrantes: O grupo estará aberto para receber novas empresas/integrantes para participar do grupo, desde que não ultrapasse 50 empresas associadas.


Quem pode participar?
  • Profissionais de RH (Através de empresas)

As empresas participarão através de seus profissionais de RH atuantes do setor de TI da empresa, ou profissionais que sejam responsáveis pelo RH. 

A vaga para participar do Grupo pertence a empresa, caso o profissional inicialmente  inscrito venha a se afastar, a empresa então poderá indicar outro profissional.          

Ficha de Adesão para participar do Grupo – CLIQUE AQUI!


Veja o Recorte do Encontro de outubro de 2024:
IAgora? Qual o impacto da IA nas Empresas, nos Negócios e nas Relações de Trabalho?

O encontro de outubro do Grupo RHTI da Assespro-RS abordou o tema “IAgora? Qual o impacto da IA nas Empresas, nos Negócios e nas Relações de Trabalho?”, com a palestra de Rafael Martins, CEO do Share, Colunista na Band e Mentor da FGV Venture.

Rafael Martins iniciou destacando que a Inteligência Artificial (IA) vai muito além do que conseguimos perceber atualmente, e que sua chegada marcou uma transformação significativa na dinâmica da sociedade. Ele pontuou que, em 30 de novembro de 2022, o lançamento do ChatGPT revolucionou o cenário ao simplificar o que antes era extremamente complexo. A partir disso, Rafael criou uma coluna de estudos para se aprofundar no tema.

Durante a palestra, foi levantada uma preocupação recorrente tanto entre empresas quanto colaboradores: “Será que o ChatGPT me tornará irrelevante?”. Essa insegurança, segundo ele, reflete o momento de transição pelo qual o mercado está passando, onde as inovações tecnológicas geram sentimentos de incerteza e medo de substituição.

Rafael ressaltou que, apesar das preocupações, a IA surgiu com a proposta de aumentar a eficiência e a produtividade nas empresas. No entanto, o sentimento de ser substituído ainda persiste, levando a uma reflexão mais profunda sobre as relações de trabalho e o que deve ser feito para equilibrar a interação entre humanos e máquinas. Ele destacou que a IA generativa representa a maior mudança nas formas de trabalho desde as Revoluções Agrícola e Industrial, e que muitas outras ferramentas com base em IA estão surgindo para auxiliar nos processos empresariais.

O palestrante também diferenciou os conceitos de eficiência e eficácia, exemplificando como a IA pode atuar em ambos os aspectos. Ele enfatizou que, atualmente, em vez de resistirmos à IA, deveríamos abraçar sua presença como assistentes essenciais no cotidiano profissional.

No encerramento, Rafael apresentou exemplos práticos de como a IA pode ser aplicada de forma estratégica nas empresas e enfatizou que o maior desafio para os líderes de hoje é lidar com as distrações geradas pelas múltiplas ferramentas disponíveis. Após a apresentação, o grupo teve a oportunidade de fazer perguntas ao palestrante, encerrando o evento com um rico debate.

Foi um encontro extremamente enriquecedor para todos os participantes. Nosso agradecimento especial ao Rafael Martins por compartilhar seus conhecimentos e insights!

 

  • Fonte: Assespro/RS
  • Imagem: Assespro/RS
  • 21 de outubro de 2024.