Lançado edital para startups com soluções para resíduos orgânicos

Durante o South Summit, a Prefeitura de Porto Alegre e o Iclei – América do Sul (rede de Governos Locais para a Sustentabilidade) lançaram nesta sexta-feira, 22, edital para acelerar dez startups que atuam nos eixos de sistemas alimentares e reciclagem de resíduos orgânicos.

Interessados têm até o dia 12 de abril para se inscrever na segunda edição do Programa de Aceleração ICLEI Innovation em Porto Alegre.

O prefeito Sebatião Melo participou do anúncio do processo para selecionar empresas que possam contribuir para a melhoria da gestão de resíduos orgânicos na cidade.

“Temos vários desafios pela frente e o maior deles é o de mudar mentes. O lançamento deste edital é mais um passo importante nesse sentido, tendo em vista que inovação e sustentabilidade caminham lado a lado” – Prefeito Sebastião Melo.

O secretário executivo adjunto do Iclei para América Latina, Rodrigo Corradi, explica o perfil das startups a serem selecionadas a participarem da fase de aceleração, prevista para acontecer de 29 de abril a 16 de agosto.

“Queremos startups que tenham capacidade de implementação. Na rodada do ano passado, tivemos um perfil mais embrionário da construção de propostas e conceitos. Neste ano, nosso objetivo é ação conectando os eixos propostos e a capacidade efetiva de implementar”, diz Corradi. 

Plano de Logística Sustentável

A primeira edição do programa de aceleração, realizada em 2023, selecionou cinco startups com soluções inovadoras para a questão alimentar. Uma delas, voltada para compostagem, já está atuando na instalação de uma composteira no Parque da Redenção e outra no Centro Administrativo da Prefeitura.

“Sistemas inovadores de compostagem estão integrados ao Plano de Logística Sustentável de Porto Alegre. Sempre buscamos que os resultados desses processos de aceleração acabem nos aproximando de startups para que possamos incorporar soluções inovadoras na gestão municipal”, afirma o secretário municipal de Inovação, Luiz Carlos Pinto.

 

  • Fonte: Prefeitura.poa.br – Texto: Carla Bisol e Edição: Lissandra Mendonça
  • Imagem: Freepik
  • 22 de março de 2024