Gerente do Sicredi compartilha experiência do banco na jornada de adequação à LGPD

O Grupo de Proteção e Privacidade de Dados da Assespro-RS recebeu virtualmente nesta quarta-feira (17) o gerente de proteção e privacidade de dados do Sicredi, Jeferson Thomas, que compartilhou a experiência do banco na criação do seu programa de adequação à LGPD.

Jeferson destacou a jornada de adequações que iniciou ainda em 2019 com o levantamento de gaps, passando pela criação de um grupo de trabalho multidisciplinar, um programa com 22 frentes de trabalho com base em quatro pilares (jurídico, TI, mapeamento de dados e treinamento e conscientização), adequação dos contratos jurídicos, políticas de proteção e privacidade de dados (internas e externas), criação de mapas de adequação para cada uma das cooperativas, canal de requisições e culminando na gestão de incidentes de privacidade em janeiro deste ano.

Uma das ações que ganhou relevância nesse contexto foi a atenção dada às pessoas. “Se meu público não estiver aculturado e fazendo ações adequadas ao comportamento diário, nosso programa naufraga. Por isso pensamos em ações para diferentes públicos sobre como deve ser o tratamento de dados ou respostas”, afirmou.

Para 2022, Jeferson indicou que ainda devem ser concretizadas uma série de iniciativas, que inclui fluxo de dados internacionais, privacy by design, due diligence de terceiros, entre outras. “Acredito que estamos em um nível médio de maturidade, mas ainda há muito a ser feito e a aprender. No entanto, o processo tem sido recompensador. Tenho ido às cooperativas para palestrar e conscientizar, e esse para mim é o grande caminho que temos pela frente”, concluiu.

Sobre o Grupo Assespro-RS de Segurança e Privacidade de Dados

Coordenado pelo ex-presidente da Assespro-RS, Reges Bronzatti, o Grupo Assespro-RS de Segurança e Privacidade de Dados busca ser a referência de profissionais em LGPD no Rio Grande do Sul. Por meio de reuniões mensais, atua no compartilhamento do conhecimento através de workshop, seminários, congressos, palestras e cursos.

O Grupo é aberto a qualquer pessoa, que deve contribuir com um valor semestral. Para membros de empresas associadas da Assespro-RS, o valor é reduzido em 50%. A inscrição pode ser feita pela ficha de adesão disponível neste link: www.assespro-rs.org.br/segurancaeprivacidade.