Com case da Getnet, RHTI discute a transformação digital

O líder de inovação da Getnet, Vinícius Rossi, foi o convidado do encontro de setembro do Grupo RHTI, da Assespro-RS. Ele compartilhou o processo de transformação digital da empresa, hoje a segunda maior em comércio eletrônico da América Latina, com 2,3 bilhões de transações por ano e crescimento médio anual de 32%.

Vinícius explicou que esse processou iniciou durante sua jornada como trainee da empresa, em que foi desafiado a desenvolver uma solução na área de inovação. Criou então um “sandbox” de gestão de pessoas, uma espécie de laboratório em que as equipes poderiam testar suas ideias sem medo de errar. Foi criado, inclusive, um espaço físico diferente onde os times se reúnem para gerir suas ideias com autonomia.

“O laboratório começou com 40 pessoas e hoje já somos 160. Os projetos começaram a dar tão certo que a empresa vem colocando cada vez mais recursos”, destacou.

Atualmente, o laboratório está desenvolvendo esse processo de transformação em todas as áreas da empresa, que conta com cerca de dois mil colaboradores, incluindo a diretoria, com o desafio de remodelar os processos da organização, sua hierarquia e sua cultura.

“Existe na verdade um novo mindset de negócios em que as pessoas trabalham por um propósito, com liderança compartilhada, times com competências complementares, estrutura horizontal etc., e tudo isso está ligado ao futuro do trabalho também”.

Vinicius concluiu falando sobre o alinhamento da Getnet às principais tendências verificadas no mercado, em que as empresas, em vez de terem uma estratégia única, estão fazendo movimentos de se tornarem grandes ecossistemas mais adaptativos e responsivos às necessidades, o que confere mais agilidade e aumento na probabilidade de sobrevivência e crescimento dessas organizações.

Sobre o Grupo RHTI

Criado há três anos e sempre realizando encontros mensais, o Grupo RHTI aproxima profissionais que compõem os RHs das empresas de TI do estado, associadas da Assespro-RS, para discutirem sobre o mercado de tecnologia e as melhores práticas em gestão de pessoas. Os encontros também são uma oportunidade para troca de informações para geração de conhecimento e aprendizado.

Fonte: Vicente Medeiros

17 de setembro de 2019