Articulista Assespro-RS – O South Summit, o Associativismo e o pôr do sol do Guaíba

Entre os dias 29 e 31 de março de 2022, Porto Alegre vai sediar o South Summit, um dos maiores eventos de inovação do mundo. O South Summit é reconhecido como uma plataforma para inovação e conexões entre os principais participantes do ecossistema global de inovação, startups, corporações e investidores, para gerar resultados e negócios. A estimativa de negócios na última edição do evento, em Madri, era de US$ 130 bilhões.

O Brasil é considerado o maior ecossistema de inovação da América do Sul, contando com grandes parques tecnológicos e sendo sede de mais de 20 unicórnios. O estado do Rio Grande do Sul conta com grandes parques tecnológicos e mais de 1 mil startups. O fato de Porto Alegre ser a sede do evento neste ano, reafirma o grande potencial da nossa capital para a indústria da inovação e coloca a cidade de vez no mapa mundial deste segmento de negócio, que é o motor da nova economia mundial.

Embora o conceito de inovação seja mais abrangente do que apenas a indústria da Tecnologia da Informação (TI), a tecnologia entregue pelo segmento é a grande mola propulsora das inovações que ocorrem hoje em todo e qualquer ambiente de negócio.

No Rio Grande do Sul, há mais de 42 anos, a Assespro-RS – Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, regional RS, congrega, de forma associativa, as empresas gaúchas de TI. É mais um daqueles casos de sucesso onde a força do conjunto possibilita que organizações de diferentes tamanhos e áreas de atuação trabalhem unidas em prol de um interesse maior: desenvolver a indústria de TI e inovação em nosso estado.

Se você perguntar para qualquer porto-alegrense qual é o cenário mais bonito da nossa capital, eu arrisco dizer que a esmagadora maioria vai responder que é a orla do Guaíba. A imagem do pôr do sol é impactante e fica na memória daqueles que tem a oportunidade de presenciá-la.

Quando a cidade de Porto Alegre foi escolhida para receber o South Summit, sediar o evento na orla do Guaíba, com o seu pôr do sol magnífico, para nós da Assespro pareceu tão lógico quanto um algoritmo.   

Entretanto, os armazéns do cais do porto não estavam em condições de receber o evento. Uma reforma se fazia necessária. Além dos recursos financeiros, a necessidade de início imediato das obras conflitava com o atendimento dos prazos legais de editais públicos. Para cumprir o cronograma e viabilizar as reformas necessárias a tempo de receber o evento, a prefeitura lançou um desafio para as entidades representativas da nossa sociedade. Era necessário garantir os recursos a tempo.

No segmento de TI, a Assespro-RS liderou este processo. Internamente, para permitir a participação do maior número possível de associados, dividimos o valor proposto pela Prefeitura em cotas de participação. De forma espontânea, diversas empresas associadas adquiriram quotas, mostrando a força do associativismo na prática.

A cultura da inovação está impregnada na nossa sociedade. Empresas, o estado e a academia se alinharam e colocaram a tríplice hélice para girar. A energia que esta hélice gera, vai movimentar a economia gaúcha em direção ao futuro. O South Summit, tocado de forma associativa e emoldurado pelo pôr do sol do Guaíba, é um grande exemplo desta força. 

 

  • Marcelo Streck
  • VP de Planejamento e Governança da Assespro-RS
  • 19 de janeiro de 2022