Muito além do pitch: 5 passos para atrair investimentos para a sua startup

Gestores de Venture Capital orientam empreendedores que buscam conquistar investidores para impulsionar seus negócio

De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor de 2021, realizada no Brasil pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), o país figura entre as cinco economias mais empreendedoras do mundo.

No atual cenário de instabilidade econômica, problemas são vistos como oportunidades por parte dos empreendedores e, assim, novas empresas surgem todos os dias para solucionar dores de mercado. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), há 13.700 negócios do tipo em atividade no país.

Para prosperar num contexto cada vez mais competitivo e repleto de projetos inovadores, saber se vender é essencial, principalmente quando o empreendimento ganha maturidade e o estágio de busca por investimentos para impulsioná-lo se aproxima. Mas como saber, por exemplo, o momento correto de preparar um pitch capaz de convencer um fundo de Venture Capital (VC) a investir na sua ideia?

Com um track record de sucesso, com empresas como Buscapé, Descomplica e Gávea Marketplace em seus portfólios, Franco Pontillo e Mario Letelier, gestores do fundo de Venture Capital DOMO Invest, listam abaixo cinco passos para ajudar o empreendedor que se encontra nessa fase:

1) Entender se o negócio é adequado para o mercado de Venture Capital

Para Franco Pontillo, é necessário que o empreendedor conheça os diversos tipos de investimentos que o seu negócio pode receber e saiba diferenciar cada uma das opções para escolher qual se enquadra melhor aos planos que ele tem para a companhia.

“Às vezes, o projeto é muito bom, vai render emprego, ser lucrativo, mas para a esteira de Venture Capital ele não tem saída. Para uma startup ser atrativa ao fundo de Venture Capital, ela precisa estar endereçada a uma dor de mercado grande, sendo capaz de tracionar e crescer de maneira escalável”, ressalta.

2) Ter um bom pitch

Criar uma apresentação convincente e bem estruturada é um passo fundamental para quem deseja vender sua ideia de negócio para um fundo Venture Capital.

“A apresentação de um pitch não é o fator decisivo para o fechamento do negócio, mas é importante que o empreendedor saiba descrever de que maneira sua ideia soluciona uma dor de mercado. O nervosismo e a timidez, situações comuns em apresentações, são coisas que relevamos com certa facilidade. Mas precisamos que o empreendedor esteja preparado para responder nossas dúvidas de maneira segura e transparente”, destaca Mario Letelier.

3) Ser um bom empreendedor

“Na DOMO Invest, costumamos dizer que nós apostamos muito mais no jockey do que no cavalo. Há alguns pontos que enxergamos como indícios de probabilidade de sucesso e evolução do projeto, como: a história dos founders; suas referências, se já empreenderam anteriormente, quais foram seus êxitos; tudo o que os fez chegar até esse estágio. São combinações que podem tornar o cenário favorável para o empreendedor. Ele precisa nos mostrar que sabe correr atrás. E nós, como mentores, indicaremos o melhor caminho”, explica Pontillo.

4) Conhecer o mercado em que está inserido

Para Letelier, um erro que não pode ser cometido pelo empreendedor é o desconhecimento profundo do mercado no qual ele está inserido. “É essencial que o founder nos traga uma boa análise de mercado. Esconder os concorrentes definitivamente não é uma forma de valorizar o próprio negócio, pelo contrário. É essencial que ele conheça cada movimento do setor, identificando novas oportunidades e criando barreiras de entrada para se proteger de possíveis ameaças, com o objetivo de sempre fortalecer os seus diferenciais competitivos”.

5) Ter um Venture Capital dentro do captable

O quinto passo é um consenso entre os dois gestores: se o empreendedor deseja passar segurança para as próximas etapas do investimento, ele precisa, já nos primeiros estágios, contar com uma Venture Capital dentro do seu captable.

“Ter um VC já na fase anjo é uma vantagem competitiva para a startup. O nosso negócio é by the book. Uma empresa que quer ser grande sabe que vai ser auditada, pode futuramente receber investimento estrangeiro, fazer um IPO; então necessita estar com todo o seu processo reconhecido e dentro das legislações. Contar com uma Venture Capital nesse início não é um passo simples, mas é um selo de reconhecimento que alça o empreendedor e o coloca em outro patamar de preparação”, salienta Pontillo.

 

  • Fonte: Administradores.cnt.br
  • Imagem: Image by Freepik
  • 05 de junho de 2023