Evento explora oportunidades de negócios com o Uruguai

Encontro com lideranças de investimento uruguaias foi promovido pela Assespro-RS, em parceria com o Tecnopuc, o Uruguay XXI, e apoio do SebraeX 

Um grupo composto por lideranças de investimentos uruguaio, empresários e representantes do Setor de TI do Rio Grande do Sul participou da Jornada de Internacionalização: Inovação, Negócios e Oportunidades no Uruguai, um evento promovido pela Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-RS), em parceria com o Tecnopuc, o Uruguay XXI – agência de promoção de exportações e investimentos do Uruguai –, e apoio do SebraeX, Maioli Advocacia e Trench, Rossi e Watanabe Advogados. O encontro foi realizado na noite de 5 de dezembro no Café Coworking do Tecnopuc, e teve como objetivo apresentar as vantagens tributárias e os incentivos fiscais que o Uruguai oferece às empresas da área de TI.       

Após as boas-vindas realizadas por Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, e Marcelo Streck, presidente da Assespro-RS, o evento contou com uma fala do vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, que saudou os presentes e falou sobre as características que aproximam a capital gaúcha do Uruguai, bem como sobre a vontade de fortalecer ainda mais a cooperação para o crescimento de ambos os locais. Na sequência, Fernando Amestoy, ex-presidente da IASP América Latina e ex-diretor do Parque Científico Tecnológico de Pando, falou sobre o ecossistema de inovação no Uruguai. 

A Jornada foi composta por três painéis: Oportunidades no Uruguai, com Sebastian Risso Clerc, diretor executivo do Uruguay XXI, María Noel Vida, diretora fiscal e jurídica do PwC Uruguay e Sabrina Sauksteliksis, diretora executiva do Uruguai Innovation Hub; Internacionalização de Negócios, sócio tributário da Maioli Advocacia, e Thales Stucky, advogado na Trech Rossi Watanabi; e Educação e Inovação no Mercosul, com Daniela Carrion, líder de Comunidade do Tecnopuc e Fraz Figueroa, head de UX da Apple Developer Academy.   

Entre os setores prioritários e favoráveis às startups destacados no encontro são os de biotecnologia, tecnologias verdes e deep tech.  Já alguns dos pontos positivos dessa colaboração, estão a internacionalização, a questão tributária, as semelhanças e a complementariedade entre os dois países, o baixo investimento e a possibilidade de abrir a empresa sem estar fisicamente no país vizinho. Marcelo Streck comenta alguns deles: 

– Internacionalização de negócios: pensar no Uruguai como uma plataforma para as empresas que querem internacionalizar o seu produto/software/serviço, atingindo o mercado latino-americano. 

– Semelhanças e complementariedade: o Uruguai é um país próximo, que pode ser acessado em poucas horas, até mesmo de carro. Tem cultura semelhante à do Rio Grande do Sul. A grande diferença entre o Uruguai e o RS é o idioma, que é na verdade um complementariedade para a estratégia de atingir o mercado Latino-americano. 

– Tributação: o Uruguai tem um regime tributário simples, com carga pequena e uma série de incentivos para a instalação de negócios. Vale a pena estudar oportunidades em que a instalação do negócio naquele país faça sentido. 

 Baixo investimento: como o investimento de abrir uma operação no Uruguai é pequeno, também o risco de abrir uma operação no Uruguai é menor, quando comprado a outros países. 

Cooperação Brasil Uruguai

Ao final do evento, foi assinado um convênio de cooperação entre o Tecnopuc e o Programa Uruguay Innovation Hub. Representaram as instituições nesse ato Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e Sabrina Sauksteliksis, diretora executiva do Uruguay Innovation Hub. 

 Outras atividades 

O grupo uruguaio esteve em Porto Alegre entre os dias 5 e 7 de dezembro para estreitar relações e trocar informações sobre o ecossistema de inovação gaúcho e as possibilidades de conexão com o Uruguai.  

 A recepção foi realizada na noite de segunda-feira, 4, quando o grupo participou de um encontro, no Café Coworking do Tecnopuc, com Simone Stulp, Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia; Ricardo Gomes, head de Comunicação do Pacto Alegre; Geraldo Jotz, pró-reitor de Inovação e Relações Institucionais da UFRGS; Luís Villwock, coordenador do Celeiro Agro Hub do Tecnopuc; e Eduarda Brito, que atua no setor de Relacionamento e Projetos do Tecnopuc. 

 A agenda da comitiva participou, ainda, de atividades no Instituto Caldeira e no Tecnosinos.