GOV.BR lança funcionalidade para auxiliar reconhecimento facial de pessoas com deficiência visual

Os brasileiros que possuem deficiência visual já podem utilizar a nova ferramenta de Comando por /Voz, do aplicativo GOV.BR, para realizar o reconhecimento facial. A biometria do rosto é necessária para aumentar o nível da conta GOV.BR para Prata ou Ouro. Assim, a funcionalidade divulgada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) facilita o acesso destas pessoas a mais de 4.200 serviços digitais do governo federal.

Com a nova funcionalidade, quando a pessoa for fazer a validação facial, será possível ouvir os comandos que são apresentados na tela do celular. Desta forma, o usuário conseguirá posicionar corretamente o rosto de acordo com a narração do aplicativo.

“A transformação digital só será plena quando todos os brasileiros tiverem acesso às facilidades do GOV.BR, trabalhamos para desenvolver esta nova funcionalidade pensando na inclusão dessas pessoas, nas formas que elas podem exercer a cidadania digital”, disse o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. “Ter uma conta Prata ou Ouro no GOV.BR simplifica a vida das pessoas, que não precisam mais perder tempo em deslocamentos que atualmente são desnecessários, os serviços já podem ser utilizados pelos celulares”, reforçou.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostro de Domicílios Contínua (PNAD) de 2022, existem cerca de 6,5 milhões de brasileiros que possuem dificuldade para enxergar, mesmo usando óculos ou lentes de contato. “Este número demonstra a importância do Comando por Voz no aplicativo GOV.BR, queremos incluir essas pessoas no governo digital”, afirmou o secretário.

Entre os serviços de destaque do GOV.BR está a Declaração Pré-Preenchida do imposto de Renda, Desenrola, Enem, Carteira de Trabalho Digital, Fies, Celular Seguro e Receber Abono Salarial. Para as pessoas com deficiência, é possível encontrar também diversos serviços, entre eles: Emissão do Certificado da Pessoa com Deficiência, Solicitação para Auxílio-Inclusão à Pessoa com Deficiência, Solicitação de Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência (BPC/LOAS), e Solicitação de participação no Programa Segundo Tempo Paradesporto para pessoas com deficiência (PST).

Até o momento, cerca de 153 milhões de brasileiros possuem uma conta ativa no GOV.BR. Destes, cerca de 78 milhões possuem uma conta de nível Prata ou Ouro. Nesses dois níveis, é possível acessar todos os serviços disponíveis na plataforma do governo federal. Em caso de dúvidas sobre o nível da sua conta, acesse o gov.br/conta.

 

  • Fonte: TIInside.com.br
  • Imagem: Freepik
  • 27 de março de 2024