Encarregado/DPO: a profissão do futuro que já começou

A Assespro-RS se adiantou às exigências do mercado e foi a primeira organização do Estado a oferecer a certificação em Encarregado/DPO (Data Protection Officer, ou Encarregado de Proteção de Dados), que capacita profissionais a atuarem de acordo com as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), sancionada em 2018 e que entrará em vigor em 2020.

A primeira edição, realizada em abril, contou com 39 participantes, entre profissionais dos setores jurídicos, compliance, gestão, segurança da informação e tecnologia de diversas cidades. Desde então, a certificação vem sendo cada vez mais solicitada. A segunda turma, ocorrida em maio, reuniu 46 participantes. Já a terceira edição , realizada junto ao SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre), em junho, que encomendou a realização do curso para seus associados, possui algumas vagas. E a quarta turma, que ocorrerá em julho, já está com vagas esgotadas, além de uma fila de espera de quase 40 pessoas e uma lista de interessados na quinta edição da certificação.

O Encarregado/DPO é uma profissão muito promissora, que permite atuação no Brasil e no exterior, pois países europeus e nos EUA, por exemplo, a legislação de dados já é realidade. Uma medida que reforça a relevância da nova especialidade é que todas as empresas serão obrigadas a nomear um Encarregado/DPO, seja alguém da equipe interna ou por meio da contratação de um terceirizado.

Mais informações sobre a certificação podem ser obtidas pelo e-mail assespro@assespro-rs.org.br 

Para participar da terceira edição, acesse: https://certificalgpdsaude.eventize.com.br/

 

13 de junho de 2019