Diretor de TI e Inovação do Banrisul destaca tendência de criptomoedas e blockchain no mercado financeiro

O diretor de Tecnologia da Informação e Inovação do Banrisul, Jorge Krug, participou como mediador do webinar “Bitcoin, Blockchain e Muito Dinheiro”, que aconteceu na noite desta terça-feira (13). O evento teve como palestrante o doutor em inteligência computacional Christian Aranha, TEDx Speaker, colunista do MIT e autor do best-seller que dá nome ao evento. Realizado pelo Instituto Colaborativo de Blockchain (ICoLab), o encontro online discutiu a tendência das moedas virtuais e a potência revolucionária do blockchain.

Jorge Krug iniciou a sua fala comentando que, em 2017, iniciou-se entre alguns bancos brasileiros um movimento de arquitetura de blockchain para trazer ao mercado financeiro um primeiro modelo de transmissão de pagamento instantâneo, a semente do que hoje é o Pix. “De lá pra cá, o cenário tornou-se bastante agressivo, quem trabalha em tecnologia precisa desenvolver essas soluções de forma muito rápida. Assim, talvez em 2022 tenhamos uma primeira base para uma moeda criptográfica brasileira”, destacou.

Blockchain é uma tecnologia de registro compartilhado, que tem a função de criar um índice global para todas as transações que ocorrem em um determinado mercado – como o das criptomoedas. Sobre o tema, o diretor de TI e Inovação do Banrisul enfatizou: “entendo que, quando se fala no contexto da arquitetura de blockchain, assusta pela característica de ser distribuída e descentralizada, visto que tende a causar a perda de controle de quem atualmente detém o poder no sistema financeiro”.

Christian Aranha, um dos pioneiros do movimento Bitcoin no Brasil, ressaltou em sua apresentação que a utilização de moedas digitais aponta para uma direção que não tem mais volta. “O Bitcoin conseguiu trazer de forma muito engajada a comunidade em geral, a pessoa física que quer guardar as suas economias de forma eficiente e se proteger da inflação – esse movimento só endossa o conceito de criptomoeda”, salientou.

De acordo com Christian, 1% da população do Brasil já está comprando e operando Bitcoins. O especialista sublinhou que a moeda virtual tem todas as características para desbancar o ouro, por exemplo, pois a pessoa guarda na sua casa, dentro do computador. “A história mostra que, quando ocorre o desenvolvimento de um sistema ou processo mais eficiente, automaticamente os anteriores se tornam obsoletos”, ponderou.

Entidade organizadora do evento, o iCoLab é um hub colaborativo de inovação que conecta e desenvolve pessoas e organizações na economia digital, disseminando conhecimento científico, tecnológico e de inovação usando tecnologias transversais como blockchain. A palestra pode ser assistida na íntegra no link: https://www.youtube.com/watch?v=iMFXBDO4aoQ .

 

Fonte: Banrisul 

Foto: Freepik

15 de abril de 2021