A inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) representa uma oportunidade sem precedentes para melhorar operações, oferecer melhores experiências aos clientes e impulsionar o desempenho dos negócios por meio de iniciativas voltadas para dados.
No entanto, ainda existem preocupações em relação a adoção da AI, incluindo custos, infraestrutura de dados, recursos humanos e ética. É o que aponta o MIT Technology Review, estudo conduzido pelo MIT e encomendado pela Pure Storage.
Segundo o levantamento, 86% dos líderes afirmam que os dados são a base para a tomada de decisões de negócios, enquanto 87% dizem que é fundamental na obtenção de resultados para os clientes. A arquitetura centrada em dados mantém arquivos e aplicativos em funcionamento, enquanto a tecnologia é construída em torno dela e transforma fundamentalmente o design do datacenter.
Charles Giancarlo, CEO da Pure Storage, comenta que os clientes da empresa procuram usar os dados intensivamente para melhorar a experiência do cliente e superar a concorrência. “A explosão de dados sem precedentes, combinada com as novas tecnologias de datacenter, permite aos clientes da Pure construir uma arquitetura centrada em dados, que aprimore e simplifique a capacidade de usar arquivos para obter inteligência e vantagem”, diz.
Ao ouvir mais de 2,3 mil líderes empresariais em todo o mundo, a pesquisa explorou o vasto potencial – e os desafios – que as empresas devem enfrentar para desbloquear a inteligência de dados com a inteligência artificial. Confira outros resultados:
– 82% dos líderes de negócios e de TI acreditam que AI terá um impacto positivo.
– 83% acreditam que AI é importante para análises, maior eficiência e redução de erro humano.
– Mais de 80% preveem maior foco criativo e estratégico para o cliente
– 79% dizem que existem implicações legais e éticas de AI que ainda precisam ser esclarecidas.
Mineração de dados
A maioria concorda que não há tempo e recursos suficientes dedicados à inteligência de mineração de dados:
– 78% dizem que enfrentam desafios para digerir, analisar e interpretar grandes volumes de dados.
– 79% dizem que garantir que o negócio está usando fontes de dados relevantes é um desafio.
– 81% dizem que analisar mais dados em velocidades maiores é um grande desafio futuro.
Fonte: Computerworld
13 de julho de 2018