Conscientização em segurança da informação é tema do GT de Segurança e Privacidade de Dados

O GT de Segurança e Privacidade de Dados da Assespro-RS contou com a apresentação de Luciano Takeda sobre o tema da conscientização em segurança da informação nesta terça-feira (13). Luciano é encarregado de dados, tem MBA em segurança da informação e pós-graduação em gestão de projetos e portfólios.

Captura de Tela

Ele falou dos principais riscos ligados à segurança da informação, entre eles, o phishing (ações criminosas para “pescar” dados ou roubar dinheiro), o ransomware (malware usado para extorsão), a engenharia social (manipulação psicológica de pessoas para realizar ações ou divulgar informações confidenciais) e a segurança de terceiros (conceder acesso para mais fornecedores em toda uma cadeia de suprimento digital).

Destacou também que, em 2022, o número de tentativas de ataques cibernéticos a empresas no Brasil foi de 103 bilhões, um crescimento de 16% em relação a 2021. Apontou ainda que o Brasil é o segundo país mais atacado da América Latina, ficando atrás apenas do México, e o primeiro entre as nações mais visadas para golpes de links falsos no WhatsApp.

As pessoas são o elo mais importante da corrente da segurança. Somos o primeiro ponto de ataque, mas também o primeiro ponto de defesa. Então se estivermos conscientizados, acabamos acrescentando mais um ponto de defesa na empresa e na vida pessoal”, observou.

Luciano alertou ainda que conscientizar não é só treinamento e sim o primeiro passo para garantir que os usuários entendam os riscos, ameaças e a importância da segurança da informação. Lembrou também que a segurança em excesso pode gerar resistência interna nas organizações. Por fim, falou sobre o programa de conscientização, que, apesar de não ter uma receita pronta, inclui etapas como planejamento, riscos, plano de treinamento, monitoramento, diversificação e plano de comunicação.


Sobre o Grupo Assespro-RS de Segurança e Privacidade de Dados

Coordenado pelo ex-presidente da Assespro-RS, Reges Bronzatti, o Grupo Assespro-RS de Segurança e Privacidade de Dados busca ser a referência de profissionais em LGPD no Rio Grande do Sul. Por meio de reuniões mensais, atua no compartilhamento do conhecimento através de workshop, seminários, congressos, palestras e cursos.

O Grupo é aberto a qualquer pessoa, que deve contribuir com um valor semestral. Para membros de empresas associadas da Assespro-RS, o valor é reduzido em 50%. A inscrição pode ser feita pela ficha de adesão disponível neste link: www.assespro-rs.org.br/segurancaeprivacidade.