Nos próximos dias a 4all vai iniciar a transferência de cerca de 200 pessoas do seu time, que hoje ocupa dois prédios no bairro Bela Vista, em Porto Alegre, para o Tecnopuc.
O novo endereço da empresa, uma das mais disruptivas surgidas no Rio Grande do Sul nos últimos tempos, será o espaço anteriormente ocupado pela Dell. A 4all vai ocupar até o final de março toda a parte térrea do prédio, inclusive as duas áreas verdes internas.
A decoração será moderna, no estilo coworking. O showroom da empresa vai mostrar o que há de mais moderno em termos de transformação digital através de produtos da 4all e dos seus parceiros. A negociação com o Tecnopuc já vem acontecendo desde o ano passado e demorou um pouco porque envolvia modificações sensíveis no prédio, além da certeza de que o local irá comportar o crescimento que a empresa planeja para o próximo ano.
Essa não é a única novidade da 4all. “Ao longo de 2019, todos os nossos negócios serão marcas independentes dentro do hub 4all”, conta o fundador e CEO da operação, José Renato Hopf. O grupo possui nove unidades de negócios, sendo que já possuem marcas próprias a Uhuu (plataforma de entretenimento em parceria com a Opus), a IDT (responsável pelo serviço Grêmio Mais), a Compontos (wallet de pontos) e a Share Eat (rede social de gastronomia).
Além disso, a empresa está criando uma nova dinâmica do seu modelo de gestão do seu time de profissionais. “Vamos contratar pessoas de qualquer lugar do mundo. Não importa mais o lugar em que o profissional está, ele poderá fazer parte do nosso time”, relata Hopf. Isso já começou. Além dos colaboradores em Porto Alegre e Pelotas, no Rio Grande do Sul, e em São Paulo, a 4all já tem pessoas na Espanha e Portugal.
A mais recente aquisição é um ex-funcionário que está na Flórida (EUA). “Tem pessoas que não querem sair da empresa, mas desejam viver o sonho de morar fora. Agora eles podem fazer isso e continuar conosco”, acrescenta o gestor. Hopf tem o empreendedorismo inovador na veia. Ele foi o co-fundador da Getnet, um dos primeiros unicórnios brasileiros e uma das maiores empresas de pagamentos da América Latina, vendida para o Santander por US$ 1,15 bilhão.
Agora com a 4all, conseguiu o feito de a sua empresa ser a primeira das Américas a fazer pagamento e compras via Messenger. Nos últimos dias, repetiu o pioneirismo ao ser a primeira a fazer vendas via WhatsApp, em parceria com a Zenvia. “Estamos provando que é possível fazer novos produtos e soluções no Brasil, em Porto Alegre, com o que existe de melhor no mundo”, comemora o empreendedor.
Ao comentar os desafios e oportunidades tecnológicos do futuro, ele cita o fato de que players como Uber e Netflix criaram modelos de negócios baseados em uma plataforma exponencial capaz de impactar toda jornada de consumo a partir da lógica da padronização e customização. “Eles subiram a barra a um tal nível que a economia real não consegue acompanhar. Isso nos instigou a criar a 4all, para ajudar as empresas a dar saltos para poder competir”, analisa.
Fonte: Jornal do Comércio
11 de março de 2019