Na tarde desta quarta-feira (27) foi realizada mais uma edição do workshop do APL Automação e Controle, no auditório da Assespro-RS, no Tecnopuc.
Na abertura, o coordenador executivo do APL e diretor da C3i Consultoria, Ciro Copello, discutiu o tema “Produtividade, eficiência e qualidade alinhados com os conceitos da Indústria 4.0”. O consultor compartilhou as vantagens e desafios de se implantar os conceitos da Indústria 4.0 na atualidade e também procurou desmistificar a impressão de que a Indústria 4.0 é cara e restrita para grandes empresas.
Entre as barreiras encontradas para aplicação dos conceitos da Indústria 4.0, estariam falta de capital, capacitação técnica, cultura, defasagem tecnológica, retorno incerto dos investimentos, legislação, falta de conhecimento prático para decisões, vulnerabilidade de dados expostos na nuvem, dificuldade de padronizar toda a cadeia e o risco de direito de propriedade intelectual.
Por outro lado, segundo Copello, as empresas que querem trilhar o caminho do desenvolvimento nesse cenário devem seguir alguns passos, como adotar um trabalho padronizado, colocar o processo a vista, aprender a solucionar problemas, pensar na empresa como um todo, buscar parcerias, entender a Indústria 4.0 e agir.
Em seguida, o professor do curso de Engenharia de Produção da UFRGS e consultor da Parametrus, Francisco José Kliemann Neto, e o doutorando do mesmo curso, Rafael Fontoura Andriotti, trouxeram o assunto “Controladoria estratégica: desafios, oportunidades e tendências da gestão de custos e rentabilidade”.
De início, trataram dos problemas enfrentados na gestão de uma empresa, como aqueles ligados ao resultado gerado por cada venda, ao preço que vale a pena vender um produto, à representatividade dos custos fixos nos produtos e ao que deveria ser a estrutura da empresa para atender determinado mercado. E depois defenderam a controladoria estratégica como uma tendência de mercado e apresentaram os dez passos para se implementar uma controladoria nas empresas.
Fonte: Vicente Medeiros
28 de fevereiro de 2019