Três cursos de iniciação para quem quer ser cientista de dados

Um dos profissionais de tecnologia mais procurados ultimamente por head hunters e empresas de todos os portes, o cientista de dados é um ser polivalente. Eles tem de saber programação, entender de modelos estatísticos e compreender o ambiente de negócios para aplicar tudo isso em favor da empresa.

Um profissional nessa área pode ser formado em estatística, matemática ou ciências da computação, mas vai precisar ser bom em comunicação para traduzir dados na linguagem dos negócios, e ser criativo para elaborar gráficos que tornem os dados compreensíveis pelos clientes.

Ser bom nisso tudo compensa. Nos Estados Unidos, há mais de 4.500 posições abertas para data scientists, com um salário médio de 110 mil dólares por ano (mais de 440 mil reais). No Brasil, segundo o site Love Mondays, o salário médio mensal do cientista de dados é de R$ 10 mil, podendo chegar a R$ 25 mil.

Se você está pensando em ingressar nessa área e acredita que tem os pré-requisitos descritos acima, um bom começo é experimentar os três cursos da Udemy que separamos do nosso canal de cursos online. Como leitores da Computerworld têm descontos altos, vale a pena experimentar.

1- Data Science A-Z™ – Um curso de 21 horas montado por um dos professores mais conceituados da plataforma Udemy: o australiano Kirill Eremenko, que acumula o recorde de mais de 500 mil alunos treinados. Ele é um consultor em Ciência dos Dados com cinco anos de experiência na aplicação de data science nas verticais de finanças, varejo e transportes, entre outras. Eles foi treinado na Deloitte Australia e é especializado em aplicar Ciência de Dados na estratégia de negócios, experência do consumidor e transformação de processos operacionais preexistentes.

O curso, como o nome indica, oferece uma visão geral “de A a Z” da Ciência de Dados com muita mão na massa, ensinando a limpar e preparar dados para análise; criar visualizações básicas de dados; modelar dados; e apresentar os dados de forma a cativar a audiência. As ferramentas ensinadas e utlizadas nos exercícios práticos incluem SQL, SSIS, Tableau e Gretl. Clique aqui para mais detalhes.

2- Careers in Data Science A-Z™ – Do mesmo autor de “Data Science A-Z™”, o cientista de dados Kirill Eremenko, esse curso online com 3,5 horas em vídeo é uma introdução importante à carreira do cientista de dados. Ele aborda informações gerais sobre a carreira, o que é necessário buscar para entrar na área, o que estudar, como preparar-se para entrevistas e outras dicas. Clique aqui para mais detalhes.

3- Learn Data Visualization and Become Data Analyst – Com exemplos do mundo real e dividido em sete passos, o curso de duas horas elaborado pelos instrutores da consultoria de educação corporativa UI5 mantém o foco na área de visualização de dados, apresentando informações práticas sobre como trabalhar a visualização dos dados, as diferentes formas de apresentar os dados aos usuários e, finalmente, ensinando a usar o framework D3.js para trabalhar documentos com dados.  Clique aqui para mais detalhes.

Fonte: Computerworld

08 de julho de 2018