Teletrabalho integral vai triplicar mesmo depois da pandemia

Levantamento realizado pela empresa de tecnologias de registro de ponto Dimep, realizado junto a 104 empresas de diferentes segmentos e portes, revela que 22% das empresas passarão a adotar o home office integralmente mesmo após a pandemia. Antes da crise sanitária, apenas 6,7% adotavam o formato.

Ainda segundo a pesquisa, 73% das empresas entrevistadas não tinham qualquer programa de home office para seus funcionários. Destas, 64,4% sequer se planejava para algo nesse sentido.

O levantamento apontou também um desafio em relação à gestão dos colaboradores à distância. A gestão das horas trabalhadas foi o maior desafio para 30,8% das empresas ouvidas. Já a falta de uma estrutura adequada para a realização do trabalho foi o maior desafio encontrado para 25%.

Quando questionadas sobre ter uma tecnologia apropriada para a gestão do colaborador, 26% das empresas não contavam com tecnologia com capacidade de fazer uma gestão à distância e foram ao mercado buscar soluções que atendessem essa necessidade. Já 22,1% das empresas afirmaram que já contavam com uma estrutura adequada e para 23,1% foi preciso aprimorar as ferramentas já existentes.

O levantamento foi realizado entre os dias 1 e 30 de abril de 2021, junto a 104 empresas brasileiras de portes e segmentos variados.

 

  • Fonte: Convergência Digital
  • Foto: Freepik
  • 23 de junho de 2021