Nova regra entrará em vigor a partir de maio e promete balançar não só o mercado internacional, mas também o brasileiro.
O GDPR – General Data Protection Regulation (Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia) – foi desenvolvido pelo parlamento europeu e tem como objetivo garantir a segurança dos dados pessoais dos cidadãos contra vazamentos e roubos virtuais. A nova regra entrará em vigor a partir de maio e promete balançar não só o mercado internacional, mas também o brasileiro.
Ao contrário do que muitos acreditam, o GDPR não está restrito às empresas europeias, mas afetará qualquer companhia que por algum motivo tenha que processar dados de residentes europeus, independentemente da localização.
Qual empresa que opera hoje em escala internacional não possui algum tipo de negócio com residentes ou empresas da União Européia? Portanto, a partir de agora, as organizações que mantêm negócios com qualquer cidadão europeu terão de focar ainda mais na proteção de dados dos clientes.
Em caso de vazamento de dados, a empresa terá apenas 72 horas para fazer o comunicado oficial e apresentar um plano de resposta ao incidente. As sanções são bem pesadas, podendi chegar a 4% do faturamento total da companhia ou 20 milhões de euros.
De acordo com levantamento realizado pela Real Protect, empresa especializada em Serviços Gerenciados de Segurança, estima-se que 60% das empresas ainda não iniciaram os preparativos para estar em compliance. Nos Estados Unidos, 2/3 das empresas estão reavaliando seus negócios na Europa.
De forma resumida, o GDPR trata de práticas relacionadas ao gerenciamento de toda e qualquer informação sensível para os negócios. Dessa forma, para estar dea cordo serão necessárias medidas práticas para melhorar tanto as ações dos funcionários quanto a execução da aplicação das políticas de segurança.
Inicialmente, é fundamental ter conhecimento e visibilidade sobre as informações e processos de segurança presentes na infraestrutura de sua empresa. Para isso, sugiro que você:
– Acesse e audite os dados sob sua responsabilidade;
– Reavalie Sistemas e Tecnologias;
– Alinhe objetivos de negócio ao longo da empresa.
É importante ressaltar também que o plano precisa sair do papel para a ação. Os gestores de segurança necessitam de estratégias práticas e que possam ser implementadas para que consigam, de fato, atingir o objetivo e estar em conformidade com o GDPR.E para que você possa, finalmente, responder de forma positiva à pergunta que dá título a este artigo!
Fonte: Computerworld -Dany Hel Figurello
16 de março de 2018