A vigência da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que traz punições e multas de até R$ 50 milhões para quem não seguir as regras, tem levado as empresas a apertarem o certo na direção da privacidade de dados.
De olho nesse mercado, a Smark, especializada em CRM para gestão de vendas no Brasil, acaba de implementar um novo recurso. É o gerenciador de consentimento já embutido no software, que permite que o cliente aprove o recebimento de promoções, ofertas e outros contatos.
Ao cadastrar um novo contato no software, seja de forma manual ou automatizada, é preciso requisitar o consentimento para conversar. Para cada tipo de consentimento, há uma solicitação diferente, que é customizável de acordo com a necessidade da empresa.
Com essa funcionalidade, é possível colocar a opção de consentimento para comunicados relacionados a ofertas, por exemplo. “O usuário do CRM não fica dependente de outras ferramentas para buscar o consentimento, ele pode fazer diretamente na solução, com total controle para cada contato com o qual está trabalhando”, explica o sócio e CTO da Smark, Fábio Beckenkamp.
Para o advogado especialista em Direito Digital, contratos e negociações de TI, Reges Bronzatti, softwares de CRM lidam com dados pessoais e com a organização da comunicação. “Quem trabalha no mundo comercial, precisa ter, formalmente, um mecanismo que confirme que o cliente deu consentimento para receber comunicações. O sistema possuir uma gestão de consentimento estruturada é fundamental”, analisa.
A solução torna-se ainda mais importante para empresas com grande número de clientes, já que a quantidade dificulta o trabalho manual. “O CRM pode fazer muitas coisas, como automatizar fluxos de contato com o cliente, então é importante que, nessa etapa, ele tenha perguntas-chave que gerem ou não o consentimento da pessoa para continuar a conversa”, reforça o especialista.
Se isso não vier embutido no CRM, a equipe terá que fazer manualmente e isso é retrabalho e perda de produtividade, além de poder gerar falhas e insatisfação do próprio cliente. “Um CRM trabalha com informações importantes, então garantir uma gestão de dados segura é fundamental para o dia a dia das empresas”, conclui Beckenkamp.
- Fonte: Jornal do Comércio
- Imagem: Captura de Tela
- 23 de agosto de 2022