Sistema desenvolvido por voluntários apoia a prefeitura na gestão de abrigos

Um sistema que automatiza cadastros, gestão de vagas e de suprimentos para abrigos está auxiliando a Prefeitura de Porto Alegre a atuar na sustentação destes locais, criados para acolher pessoas atingidas pela enchente. 

O sistema está sendo desenvolvido pelo grupo de voluntários do AbrigosRS, vinculado à Sociedade de Usuários de Tecnologia (Sucesu-RS). Na prefeitura, a liderança do projeto é do Gabinete da Inovação de Porto Alegre e da Procempa, que transitam pelas áreas envolvidas nas demandas dos abrigos e definem a abrangência do sistema.

“Ter uma visão integrada dos abrigos vinculados à rede é o que nos dá agilidade para um atendimento adequado, mesmo em um momento tão desafiador. Acompanhar o desenvolvimento desta solução junto aos voluntários permite colaborar na sua melhoria e construir novas soluções juntos, à medida que os desafios se apresentam”, aponta Luiz Carlos.

Para a presidente da Procempa, Letícia Batistela, o trabalho tem sido um importante apoio para reduzir os impactos da enchente. “Possibilita que o poder público esteja perto de soluções já desenhadas. Contar com o nosso ecossistema de inovação para esta frente é uma demonstração de força e potência, mesmo em momentos como o que estamos vivendo”, observa.

AbrigosPOA – Em uma versão desenvolvida exclusivamente para a Prefeitura de Porto Alegre, o sistema funciona para a gestão interna dos abrigos cadastrados. O desenvolvimento está sendo realizado em paralelo à operação. Por meio do sistema, é possível cadastrar abrigos, realizar a gestão de vagas, transferir pessoas e gerir a desmobilização de alguns espaços bem como o cadastramento de novos, permitindo uma visão transparente e transversal pela prefeitura. 

“As funcionalidades do sistema são definidas a partir da realidade de cada área, projetando também um modelo flexível e que possa acompanhar as dinâmicas desta crise. Estar próximos das equipes operacionais é a grande chave para o sucesso deste trabalho”, explica Liana Rigon, que atua na Procempa e faz a gestão do projeto junto aos voluntários e usuários da prefeitura. 

Uma das voluntárias do AbrigosRS, Melissa Trevisan, explica que a complexidade deste desenvolvimento envolveu desde a coordenação de inúmeros voluntários, até a criação de uma plataforma tecnológica robusta capaz de atender milhares de pessoas, explica Melissa. “A solução exigiu uma combinação de habilidades técnicas, logísticas e uma organização meticulosa para garantir que os recursos fossem distribuídos de maneira eficiente e justa.”

Também está sendo implementado um módulo para a gestão de suprimentos nos abrigos e nos centros de distribuição, para o atendimento adequado das demandas.

Conexão com o Pacto Alegre

Essa formatação também servirá como base de apoio para um dos projetos do Pacto Alegre, que tem como desafio estruturar uma visão das iniciativas criadas e mapeadas envolvendo abrigos, convergindo para uma ação mais efetiva nas mobilizações do poder público e da sociedade civil em suas diversas representações.

 

  • Fonte: Prefeitura.poa.br – Texto: Petra Steckel e edição: Fabiana Kloeckner
  • Imagem: Freepik
  • 21 de maio de 2024