Senar adota acessibilidade de voz em aplicativo desenvolvido pela empresa gaúcha Maven

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, conhecido como Senar, foi fundado em 1991 com o objetivo de proporcionar mudanças de atitude do produtor e do trabalhador rural, que se desdobram para garantir alimento de boa qualidade aos brasileiros.

A organização oferece ações de Formação Profissional Rural, Atividades de Promoção Social, Ensino Técnico de Nível Médio, presencial e a distância, e com um modelo inovador de Assistência Técnica e Gerencial.

Integrante do chamado Sistema S, tem como função cumprir a missão estabelecida pelo seu Conselho Deliberativo, composto por representantes do governo federal e das classes trabalhadora e patronal rural. 

O Senar atende, gratuitamente, milhares de brasileiros do meio rural, todos os anos com suas 27 Administrações Regionais que promovem cursos e capacitações em aproximadamente 300 profissões do meio rural. 

O Senar é uma escola que tira a tecnologia das prateleiras para levar ao campo. E foi na busca de novos parceiros para ampliar ainda mais o atendimento das necessidades de formação e qualificação no campo que o caminho da organização se cruzou com a Maven.

Projeto Maven e Senar

Com o uso da solução MavenApp, o Senar passa a levar uma experiência única e interativa para seus usuários que agora possuem na palma da mão 170 cartilhas virtuais para uso nos treinamentos de produtores e trabalhadores rurais.

Pesquisas apontam que o acesso por voz vem ganhando destaque entre os usuários, pois possibilita que pessoas que possuam alguma limitação – seja ela cognitiva, visual ou motora – possam usufruir de uma  funcionalidade adaptadas ao seu contexto. 

Tendo como um de seus princípios a inclusão social de pessoas do meio rural, a preocupação com a acessibilidade dentro de seu aplicativo surgiu de forma natural. Assim, além das diversas funcionalidades do MavenApp utilizadas pelo Senar, para fornecer a melhor experiência para seus alunos, surgiu um novo desenvolvimento para funcionalidades de Busca de Conteúdo por Voz e Leitura do Conteúdo por Voz.

Com as novas funcionalidades oferecidas no MavenApp do Senar, torna-se possível efetuar a busca de edições e/ou conteúdos utilizando um simples comando de voz onde o sistema captura as palavras mencionadas pelo usuário e exibe na tela as informações referente ao desejado.

“De forma ágil e prestativa, a Maven possibilitou a disponibilização das cartilhas do Senar em um aplicativo que trouxe diversos benefícios para os produtores rurais, como busca e leitura por voz, além da possibilidade de leitura off-line. Dessa forma conseguimos disponibilizar para o produtor rural na palma da sua mão o conteúdo de mais de 170 cartilhas.” disse Fabíola Bomtempo, coordenadora de produção e distribuição de materiais instrucionais do Senar

Para aqueles que optarem, está disponível também a utilização de opções como “Leitura da Página” ou “Leitura da Edição Completa” por voz. Assim é executado o comando e o usuário poderá escolher se deseja ouvir as informações existentes em uma determinada página ou a edição inteira de forma automática.

Simples e fácil de baixar! Além da possibilidade de ouvir a cartilha, atendendo as necessidades de todos!” declarou um dos usuários da plataforma.

O aplicativo que já está disponível para download gratuito nas lojas Play Store e Apple ultrapassou 5 mil downloads em 10 dias de lançamento e tem como uma das vantagens a possibilidade de acessar o conteúdo no formato offline após ser baixado em seu dispositivo mobile. 

“Isso permite a consulta ao material sem a necessidade de conexão à internet caso a pessoa esteja no meio rural e precise tirar dúvidas sobre determinado assunto”, explica Fabíola Bomtempo.

 

  • Fonte: Maven – Luiza Paines, assistente de marketing
  • 20 de maio de 2021