Saiba onde descartar lixo eletrônico em Porto Alegre

Neste sábado (24), será possível realizar o descarte adequado de lixo eletroeletrônico na Zona Norte, em coleta especial da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.

Objetos como CPUs, teclados, cabos, estabilizadores, celulares, rádios e eletrodomésticos que não têm mais serventia poderão ser deixados no estacionamento do Shopping Lindoia, das 9h às 15h. Na última edição, em 27 de janeiro, foram recolhidos 152 quilos de materiais.

Os resíduos são levados pela empresa Trade Recycle Comércio e Gestão de Resíduos, de Cachoeirinha, que faz a separação dos materiais e seleciona os metais, vendidos para empresas licenciadas ambientalmente. Além de garantir seu melhor aproveitamento, o descarte correto é importante para poupar a natureza de substâncias consideradas perigosas.

— Esses elementos têm metais pesados que não podem ser descartados no meio ambiente — ressalta Gilmar Parmigiani, CEO da Trade Recycle.

A prefeitura destaca que, no momento em que algum bem é colocado na via pública, mesmo em boas condições, o ato passa a ser uma forma de descarte, e o objeto é considerado resíduo. Caso o Serviço de fiscalização do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) identifique a disposição irregular de materiais volumosos, o responsável poderá ser notificado com base no Código Municipal de Limpeza Urbana.

Que tipo de materiais posso levar?

Os mais coletados são aparelhos de DVD, fax, som, controles de videogame, aquecedor, ar-condicionado, bateria de celular, caixa de som, cartucho de impressora, celular, CD-rom, centrais telefônicas, chapinha, computador, copiadora, CPU, disco rígido/HD, estabilizador, fios, fontes, forno elétrico, impressora, máquina fotográfica, de escrever, forno de micro-ondas, modem, motor de refrigerador,  monitores de TV, mouse, notebooks, pen drive, placas de computador, de vídeo, de som, processadores, rádios, scanner, secadores de cabelo, teclado, telefones, toca-discos, tonners, transformadores, TVS, ventiladores e videocassete.

Por que é necessário separar os eletroeletrônicos?

Esses resíduos são compostos por materiais como vidro, plástico, componentes eletrônicos e metais pesados. Muitas vezes, são afixados por solda ou cola, e alguns equipamentos recebem jatos de substâncias químicas. Características próprias dos resíduos eletrônicos justificam a exigência de processos específicos de gerenciamento. Alguns dos materiais encontrados neles são metais pesados como arsênio, alumínio, cobre, chumbo, mercúrio, cádmio, bário, cromo, entre outros elementos potencialmente tóxicos, que resultam em riscos ao meio ambiente.

Onde eu mais eu posso descartar corretamente?

A Coleta Itinerante, promovida pela prefeitura, ocorre no último sábado de cada mês, até novembro.  Em dezembro, pode ser no primeiro ou no segundo sábado, conforme a disponibilidade da empresa. Cerca de 200 comunidades também podem contar com o programa Bota-Fora, criado com o intuito de facilitar o recolhimento de resíduos não coletados cotidianamente. O calendário do serviço é previamente estabelecido e a programação deste ano será retomada a partir de março. Outra alternativa para facilitar a destinação adequada é a contratação de uma coleta paga. Os serviços de coletas pagas não são gratuitos e devem ser solicitados pelo 156.

Além desta alternativa, Porto Alegre também possui nove pontos fixos destinados ao recebimento de materiais eletrônicos que não são recolhidos pelas coletas regulares do DMLU.

Porto Alegre possui nove pontos fixos de recebimento de resíduos eletrônicos à disposição da população:

1 – DMLU – Conceição: Rua Alberto Bins, próximo ao nº 650 (embaixo do Viaduto da Conceição) – Bairro Centro
Telefone: 3226-1950
Funcionamento: segunda-feira à sexta-feira: 8h – 18h; sábado: 8h – 12h

2 – DMLU – Unidade de Destino Certo – Ecoponto Câncio Gomes: Travessa Carmem, 111 – Bairro Floresta

Telefone: 3268-8330
Funcionamento: segunda-feira à sexta-feira: 8h – 17h; sábado e feriado: 8h – 12h

3 – Procempa: Rua João Neves da Fontoura, 91 – Bairro Azenha
Telefone: 3189-6336
Funcionamento: segunda-feira à sexta-feira: 8h30 – 12h / 13h30 – 18h

4 – DMLU – Unidade de Destino Certo – Ecoponto Glória: Rua Professor Carvalho de Freitas, 1.012 – Bairro Glória
Telefone: 3332-0340
Funcionamento: segunda-feira à sexta-feira: 8h – 19h; sábado e feriado:8h – 12h

5 – Loja Leroy Merlin: Av. Sertório, 6.767 – Bairro Sarandi
Telefone:4020-5376

Funcionamento: segunda-feira a  sábado: 8h – 22h; domingo: 10h – 20h

6 – DMLU – Unidade de Destino Certo – Ecoponto Humaitá: Rua José Aloísio Filho, 780 – Bairro Humaitá
Telefone: 3325-3160
Funcionamento: de segunda-feira à sexta-feira: 8h às 17h; sábado e feriado: 8h – 12h

7 – DMLU – Unidade de Destino Certo – Ecoponto Cruzeiro: Av. Cruzeiro do Sul, 1.445 – Vila Cruzeiro do Sul
Telefone: 3231-6064.
Funcionamento: segunda-feira à sexta-feira:8h – 17h; sábado e feriado: 8h – 12h
8 – DMLU – Unidade de Destino Certo – Ecoponto  Diário de Notícias: Av. Diário de Notícias, 1.111 – Bairro Cristal
Telefone: 3311-4730
Funcionamento: segunda-feira à sexta-feira: 8h – 17h; sábado e feriado: 8h – 12h

9 – DMLU – Unidade de Destino Certo – Ecoponto Princesa Isabel : Avenida Ipiranga, 2765 – Bairro Santana

Telefone: 3354-1590

Funcionamento: de segunda-feira à sexta-feira: 8h -17h; sábado e feriado: 8h – 12h

Fonte: ZH

23 de fevereiro de 2018