Relatório aponta recursos fundamentais para capitalizar IA

As empresas estão integrando plataformas de dados de clientes (CDPs) com IAs (inteligências artificiais) e analytics para personalizar as experiências dos clientes e impulsionar seu sucesso. Isso é o que aponta a mais nova edição do CDP Report, o quinto relatório da plataforma de dados do cliente da Twilio.

O estudo reflete descobertas de dados de uso anônimos de mais de 25.000 clientes da Twilio Segment, a plataforma de dados da Twilio, e conclui que as empresas estão priorizando a qualidade dos dados para aproveitar o poder da IA e agir rapidamente com base nas nuances dos insights relacionados aos clientes.

Em meio à adoção generalizada da IA, as empresas enfrentam um aumento exponencial no volume de dados. A Twilio Segment processou um recorde de 12,1 trilhões de chamadas de API em 2023 – um aumento de centenas de bilhões em relação a 2022.

Esse aumento é indicativo de uma maior tendência para operações mais sofisticadas e centradas em dados, enfatizando o papel essencial do processamento de dados em tempo real e da integração contínua da tecnologia de IA. A capacidade de aproveitar rapidamente insights de dados por meio de CDPs abertos e interoperáveis com data warehouses é uma vantagem competitiva crítica, que permite que empresas coletem, unifiquem e ativem dados de maneira eficiente em diversas plataformas.

“Em 2024, cada vez mais marcas recorrerão à IA para oferecer experiências melhores e mais personalizadas aos seus clientes. Nosso relatório mostra o papel essencial que os dados do cliente desempenham na maximização da eficácia da IA”, aponta Kathryn Murphy, vice-presidente sênior de produto e design da Twilio. “Com data warehouses e data lakehouses como o Databricks se tornando fundamentais para as estratégias de dados dos clientes, é crucial que os CDPs ofereçam suporte à integração perfeita com esses data warehouses”, afirma a executiva.

As principais conclusões do CDP Report 2024 incluem:

1. A qualidade dos dados é a base do sucesso da IA:

a eficácia da IA depende dos dados em que é treinada, destacando a importância dos dados de qualidade à medida que as organizações trabalham para processar o crescimento explosivo no volume de dados. Com 60% das empresas reconhecendo dados precisos e de alta qualidade como um ingrediente chave para o crescimento, enfatizar a integridade dos dados é essencial para obter insights significativos dos clientes e alavancar a IA de forma competitiva;

2. A ascensão dos data warehouses:

os data warehouses continuaram a crescer em popularidade como uma das categorias de destino mais populares para dados de clientes em 2023, à medida que as empresas abrem caminho para análises mais profundas e insights baseados em IA. Isto reflete uma mudança mais ampla em direção à centralização e qualidade dos dados, à medida que as empresas superam as restrições dos CRMs tradicionais. Com data warehouses e lakehouses como espinha dorsal para armazenar e analisar vastos conjuntos de dados, os CDPs facilitam a integração de dados em tempo real, a resolução de identidades e a ativação de insights do cliente em diferentes pontos de contato. Esta interoperabilidade é essencial, permitindo que as organizações não apenas armazenem e analisem dados em escala, mas também ativam esses insights em tempo real, garantindo uma estratégia de dados flexível e eficaz que aproveite os pontos fortes dos CDPs e dos armazéns de dados.

3. A IA preditiva é agora uma estratégia central:

as empresas continuam a perceber o potencial da IA preditiva para ajudá-las a obter informações mais profundas sobre os clientes e a antecipar as necessidades e o comportamento deles. A IA preditiva está crescendo rapidamente em adoção na plataforma Twilio Segment, com mais de 426 características preditivas criadas até agora. Com o CustomerAI Predictions – o recurso mais recente da Twilio Segment – as empresas têm o poder de adotar uma estratégia proativa de engajamento do cliente, onde podem atingir usuários com maior probabilidade de realizar um evento com base nos dados de seus clientes. Marcas como a Box estão usando o Predictions para otimizar o desempenho da campanha, melhorar a retenção de clientes e desbloquear oportunidades de receita.

4. As soluções empresariais continuam a mostrar crescimento:

A plataforma Twilio Segment ajuda os clientes a ativar seus dados conectando-se a mais de 450 integrações prontas para uso. O Google Universal Analytics foi o aplicativo mais popular (usado por 55% dos clientes da Twilio Segment), seguido pelo Mixpanel (44%) e Facebook Pixel (37%). As empresas que têm a tarefa de coletar dados de todos os pontos de contato digitais e prepará-los para análises estão recorrendo aos CDPs para ajudar a resolver a fragmentação e com ferramentas como o Functions, que permite a integração perfeita com quase todos os aplicativos disponíveis e oferece adaptabilidade incomparável. Este movimento em direção a uma maior flexibilidade e à capacidade de evitar o aprisionamento do fornecedor reflete uma preferência crescente do mercado por sistemas que não sejam apenas modulares, mas também altamente interoperáveis. Com um CDP, as empresas se beneficiam de estratégias mais inteligentes e baseadas em dados que podem melhorar a jornada do cliente.

 

  • Fonte: TIInside.com.br
  • Imagem: Image by Freepik
  • 20 de fevereiro de 2024