Registro de ponto por reconhecimento facial é tendência pós-pandemia

O reconhecimento facial é a tecnologia do momento para marcação de ponto, unindo inovação e segurança no controle de frequência. A taxa de assertividade possibilita que o registro de ponto seja praticamente imune a fraudes. Desta forma, a biometria facial é o futuro que já está acessível para o controle de frequência dos funcionários de qualquer empresa.

Segundo Belchior Fassini, consultor comercial do Grupo Insoft4, empresa associada da Assespro-RS e desenvolvedora de soluções para gestão de frequência de funcionários, as tecnologias sem contato ficaram em evidência durante a pandemia e vão continuar após o fim dela. “Existe toda uma praticidade envolvendo a biometria facial, já que na prática o funcionário precisa apenas ficar parado e olhar para uma câmera e pronto, o ponto já está marcado”, observa.

Para Belchior, a identificação facial previne a credencial por outra pessoa e é eficaz contra diversas fraudes, garantindo que o funcionário que está marcando ponto é ele mesmo. “Além disso, trata-se de um processo automatizado e simples, que atende colaboradores que trabalham de modo presencial, remoto ou híbrido”, destaca.

Basicamente, a biometria facial funciona da seguinte forma. Primeiro é feita a detecção do rosto, seguido pela identificação das características da face, como formato dos olhos e boca, e, por fim, a comparação com as informações do banco de dados. Uma funcionalidade opcional que pode estar disponível nessa etapa é o Liveness, que confirma se o rosto apresentado é “vivo”, evitando que sejam utilizadas fotos no reconhecimento facial.

Belchior destaca ainda que o ponto pelo reconhecimento facial pode ser feito por meio de software ou hardware, ambas as soluções são fornecidas pela Insoft4.

Saiba mais no site: https://www.insoft4.com.br/blog/biometria-facial-no-registro-de-ponto/

 

  • Fonte: Texto: Insoft4 – Revisão: Vicente Medeiros
  • Imagem: Insoft4 – Identificação Facial
  • 30 de novembro de 2021