Procempa mobiliza estruturas para sustentação de serviços

A Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação de Porto Alegre (Procempa) garantiu a operação de todos os seus serviços e sistemas durante a enchente histórica que atinge a cidade. A empresa também agiu em diversas frentes para oferecer apoio tecnológico à prefeitura.

“Mantemos em operação todos os serviços para o cidadão, a comunicação entre equipes envolvidas nos resgates, implementamos esquema de contingência de trabalho para as secretarias que tiveram suas sedes alagadas, assim como operações de telefonia para manter o 156 funcionando”, ressalta a diretora técnica Débora Roesler.

A sustentação 156 foi assegurada com a criação de túnel VPN para roteamento de ligações telefônicas a partir da Procempa para a empresa COMM em São Paulo, do consórcio da Explorer, mantenedora da Central do Cidadão, que teve sua sede, no Centro Histórico, afetada.

As linhas de comunicação foram disponibilizadas para atendimento às centrais de abrigo, triagem, voluntários e recebimento de doações, além da configuração de redes de telefonia para Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Samu, Secretaria Municipal de Saúde e Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

Gestão pública – As equipes da Procempa também se envolveram em montagens e transferências das operações do Centro Integrado de Coordenação de Serviços de Porto Alegre (Ceic), Gerência de Comunicação da EPTC e da operação da Procempa para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), além da criação da rede wi-fi SMAMUS-LIVRE, para uso de entidades externas como Ministério Público, Defensoria Pública, Organização das Nações Unidas (ONU), entre outras.

Também foram geradas centenas de credenciais VPN e RDS para acesso à rede da companhia para os servidores que ficaram impedidos de usar suas estações de trabalho presencialmente e estão em home office.

Rádio comunicação – A companhia disponibilizou rádios portáteis de radiocomunicação aos agentes da Defesa Civil, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, entre outras pastas envolvidas. Para a Polícia Federal, o suporte oferecido possibilitou o ingresso na rede de radiocomunicação da companhia, permitindo a comunicação entre seus agentes, além do apoio na configuração de dezenas de rádios portáteis.

Infraestrutura tecnológica – Os funcionários das áreas de Infraestrutura, Manutenção e Patrimônio montaram uma operação para recuperar equipamentos como switches, rádios wi-fi, rádios portáteis e cabeamentos, permitindo o apoio para conectividade das secretarias.

Na gestão e armazenamento de dados, foi realizada a migração dos principais equipamentos do Data Center 2 (DC2) para o Data Center principal (DC1), antes do alagamento, assim como passagem de conexão de fibra ótica dos principais clientes para o ambiente do datacenter principal e a cópia de backup de todo ambiente virtualizado para a nuvem.
A área de Infraestrutura faz ainda o monitoramento de diversas situações, como de alagamentos próximos à sede na avenida Ipiranga, o reabastecimento de geradores de energia espalhados pela cidade.