Prêmio Inovação Porto Alegre é entregue para sete iniciativas

Premiação também homenageou três comendadores pela contribuição que vem dando ao ecossistema da cidade

Os vencedores do Prêmio Inovação Porto Alegre foram conhecidos nesta segunda-feira em cerimônia concorrida no Espaço Multiverso do Cais Embarcadero, no Centro Histórico da Capital. Inicialmente, a premiação seria entregue para cinco dos mais de 300 inscritos como forma de reconhecer aqueles que colaboram com a geração de conhecimento, processos, produtos e serviços de relevância pública. Porém, após a escolha dos 20 destaques, o quinto lugar teve empate triplo, e a organização, com a aprovação da comissão julgadora, optou por premiar sete.

“Esse prêmio é uma celebração para mostrar que a inovação tem muitas formas e surge em todos os locais da cidade. Iniciamos esse prêmio com duas categorias: os destaques, quem se destacou na inovação em Porto Alegre em 2022; e os comendadores, é quem vem contribuindo com o ecossistema há muito tempo”, afirmou o apresentador do evento e secretário municipal da Inovação, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho.

O primeiro destaque de inovação em 2022 foi o South Summit Brasil, evento de inovação que teve a primeira edição no ano passado e abre na próxima quarta-feira, em Porto Alegre. “Se tem uma coisa que combina com inovação, é colaboração. A construção do South Summit elevou o conceito de colaboração a enésima potência. Fica um sentimento de gratidão a todos vocês. Esse prêmio representa muito para todos nós, pois é do South Summit, mas é de Porto Alegre, do RS e do Brasil. Temos que dizer isso com muito orgulho”, destacou o diretor-geral do evento, Thiago Ribeiro.

O Tecnopuc, o Instituto Caldeira, o Ladies in Tech, o Projeto SMS/CEPA da Ufrgs, o Wise Innovation e o Coletivo Impulsiona, da Restinga, foram os outros seis premiados. Após a revelação dos destaques, o vice-prefeito Ricardo Gomes, chamou representantes da cooperativa Cootravipa, responsável pela limpeza e conservação das ruas de Porto Alegre, para uma homenageada pelos serviços prestados, que contribuem para um ambiente limpo e saudável aos cidadãos.

O superintendente de Inovação Pesquisa e Desenvolvimento da PUCRS e do Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc), Jorge Luís Nicolas Audi, o CEO do South Summit, José Renato Hopf, e o diretor-superintendente Sebrae-RS, André Godoy, foram escolhidos os primeiros três comendadores do prêmio.

“Porto Alegre, além de ter o melhor ambiente de negócios do Brasil, é a melhor cidade para inovar. A Capital está consolidada no mapa da inovação com grandes talentos e espalhando esta cultura, cada vez mais, pela cidade”, destacou Ricardo Gomes.

O júri especializado foi formado pela vice-reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul, Andréia Valim; pelo professor da Universidade de Rio Grande Arthur Gibon; e pelo presidente do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Porto Alegre, José Rodrigo Azambuja. O evento faz parte das comemorações dos 251 anos da cidade.

 

 

 

  • Fonte: Correio do Povo
  • Imagem: Cesar Lopes/ PMPA
  • 27 de março de 2023