Levantmento da Alura, plataforma de ensino em tecnologia, identificou os cursos de tecnologia mais populares entre os brasileiros. Segundo dados da plataforma coletados entre janeiro e junho deste ano, HTML e CSS são os cursos mais realizados, com mais de 86 mil matriculados.
A formação também liderou o ranking de 2021, quando obteve mais de 76 mil acessos, representando portanto maior interesse e procura dos brasileiros em 2022 pelas disciplinas.
“É interessante observar esta movimentação ano contra ano, afinal, muitos cursos carimbam ambos os rankings, o que aponta para o interesse do mercado, que tem buscado por profissionais com essas expertises. No caso do HTML e CSS, são estudos que se complementam e são mais introdutórios, geralmente buscados por pessoas que estão dando seus primeiros passos em tecnologia. Enquanto HTML é o código utilizado para estruturar uma página web e seus respectivos conteúdos, o CSS promove toda uma flexibilização para deixar o processo de ajustes e elementos visuais mais simples e fácil”, explica Ricardo Bugan, Líder de Produto do Grupo Alura.
Além de HTML e CSS, outros cursos também entram na lista. São eles
- Java Script (52 mil)
- Java (49 mil)
- Lógica de Programação (44 mil)
- Phyton (43 mil)
- PHP (17 mil)
- Angular (14 mil)
- Java para Web (12 mil)
- Computação (12 mil)
- C# (11 mil)
O Java, linguagem mais utilizada no mundo por pessoas desenvolvedoras de software, segundo índice da TIOBE Programming Community, também influencia a busca por outras especializações. Segundo o levantamento, os cursos de Certificação Java, Java API, Java & Persistência, Testes em Java e Boas Práticas em Java também são popularmente buscados.
“Java é uma das linguagens de programação mais versáteis do mundo, pois pode ser incorporada em diversas demandas de mercado, não à toa, se mantém sólida por décadas. Dominar essa linguagem é importante para qualquer profissional da área de desenvolvimento, além das diversas oportunidades disponíveis no mercado de trabalho”, aconselha Bugan.
O levantamento ainda destaca que os brasileiros estão indo além dos cursos iniciantes, com qualificações avançadas como React, Kafka, SRE, Microsserviços, Business Intelligence e Kotlin no roadmap de estudo.
“Mesmo com o certo nível de complexidade, React, por exemplo, continua sendo uma das melhores opções para atuar no Front-End e aplicações web, o que explica uma maior busca por esse tipo de formação aqui na Alura”, frisa Bugan.
- Fonte: ITForum.com.br
- Image by senivpetro on Freepik
- 14 de outubro de 2022