O impacto da tecnologia na gestão de pessoas e processos

tecnologia é, sem dúvidas, um fator transformador nas empresas. Conectar pessoas a esse universo tem sido crucial para alcançar novos patamares de resultados e inovação nos negócios. A implementação de soluções tecnológicas e o uso de dados otimizam processos internos, reduzem burocracias e geram mais eficiência. 

Para isso, existem três pilares que são fundamentais e vêm influenciando diretamente a área de recursos humanos das empresas. Primeiro, a implementação de recursos e ferramentas tecnológicas incluindo softwares atualizados de gestão para otimização de processos, seguido pelo uso de dados para apoiar na tomada de decisões.

E, por fim, o uso da inteligência artificial (IA), que vem ganhando relevância recentemente, em uma velocidade acelerada, incrível e ao mesmo tempo assustadora. A IA já é uma realidade para muitos segmentos técnicos, e no RH também tem promovido grandes mudanças em cultura, processos e gestão de pessoas.

1) PROCESSOS E SOFTWARES PARA OTIMIZAÇÃO DE TEMPO:

Com a adesão de tecnologia, diversas tarefas são realizadas de forma rápida e precisa, liberando a equipe para atividades estratégicas e minimizando os erros manuais. Segundo a pesquisa OTRS Spotlight: IT Service Management 2023, 78% das empresas brasileiras já investiram em automação, sendo que 52% já adquiriram ferramentas, enquanto 26% investiram em sistemas. Alguns exemplos de ações rotineiras, como processamento de folhas de pagamento, gerenciamento de benefícios e contratação ou admissão de colaboradores, podem gerar uma economia brutal de tempo. Algumas ferramentas como softwares de gestão de Recursos Humanos integrados possibilitam a centralização de dados e a execução automatizada de diversas funções. Dessa forma, além de reduzir possíveis erros, a automação garante a conformidade com normas trabalhistas e políticas internas, minimizando riscos de penalidades e litigâncias.

2) MENSURAÇÃO E USO DE DADOS PARA A TOMADA DE DECISÕES:

Outro pilar fundamental para a área de pessoas — que apoia diversas áreas estratégicas de negócios  — é a mensuração e uso de dados para a tomada de decisões. Fazer pesquisas internas, coletar e analisar dados em tempo real transformou a dinâmica de trabalho, já que isso permite que os gestores identifiquem tendências, padrões e áreas que necessitam de melhorias. Indicadores-chave de desempenho (KPIs, como taxa de rotatividade, engajamento dos colaboradores e produtividade) podem ser monitorados para informar decisões estratégicas.

Além disso, a tecnologia de ferramentas de análise podem antecipar comportamentos e necessidades futuras, permitindo uma gestão proativa. Por exemplo, a análise de dados pode prever quais colaboradores estão mais propensos a deixar a empresa, permitindo que os gestores intervenham com medidas de retenção adequadas. Adicionalmente, a realização de uma pesquisa interna pode ajudar na tomada de decisões e na priorização de ações em diversas áreas como processos internos, métodos de reconhecimento e desenvolvimento de lideranças.

3) INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA GESTÃO E CULTURA:

Segundo a pesquisa “The state of AI in early 2024: Gen AI adoption spikes and starts to generate value”, realizada pela consultoria McKinsey, 72% das empresas do mundo já adotaram essa tecnologia neste ano, um avanço em relação a 2023, em que 55% tinha aderido. 

É fato que a IA vem mudando a dinâmica de trabalho, e no RH não é diferente. As aplicações são distintas, como na triagem de currículos, em pesquisas de informações de candidatos em comparação ao perfil de vagas, ou na realização de tarefas mais analíticas por meio de algoritmos que permitem identificar padrões, como os motivos que levam colaboradores a se sentirem insatisfeitos, e prever tendências, como previsão de rotatividade de funcionários.  

O conhecimento deste recurso promove automatizações mais inteligentes para colaboradores, com a criação de assistentes virtuais, por exemplo, e facilita processos de recrutamento, retenção de talentos, e desenvolvimento de carreiras, melhorando a experiência dos funcionários ao personalizar treinamentos. Somado a isso, o papel de RH na geração de líderes mais digitais, que vão ajudar a promover uma nova cultura de experimentação e flexibilidade, facilitando a adaptação rápida às mudanças e a implementação de novas ideias e tecnologias.

Portanto, a tecnologia vem influenciando a área de recursos humanos das empresas e trazendo melhorias significativas nos processos internos e na experiência dos colaboradores, além de ser uma ferramenta indispensável para as empresas que buscam se destacar no mercado.

 

  • Fonte: www.startse.com – Autor: Mônica Santos 
  • Imagem: Freepik
  • 25 de junho de 2024