As empresas estão, de fato mudando o modelo de trabalho e colocando os funcionários em primeiro lugar? Segundo uma pesquisa realizada pela Avanade, apesar de 99% dos entrevistados no Brasil dizerem que sua organização tomou medidas para transformar a experiência do colaborador, 54% não agiram para simplificar a experiência de seus funcionários e 47% não adotaram um modelo de segurança que permite que todos os funcionários trabalhem onde quer que estejam.
Além disso, 56% ainda não permitem práticas de trabalho flexíveis, dando aos funcionários liberdade de escolha sobre como, quando ou onde trabalham.
Ronaldo da Matta, vice-presidente e responsável pela Área de Workplace da consultoria, explica que não existe um modelo definitivo a ser seguido por todas as empresas, e recomenda um entendimento das lideranças com a força de trabalho, para se encontrar o melhor caminho para se definir a melhor forma de trabalho de cada organização.
A pesquisa diz que as empresas no Brasil estão encontrando desafios ao tentar prever os principais componentes de um business case para implementar e ampliar a experiência do colaborador. Quase metade disse ter dificuldade em prever os resultados (46%) e os custos envolvidos (45%) em um programa no local de trabalho – listando-os entre os três principais desafios de estratégia para esse tema.
“Na Avanade criamos grupos de interesse, onde os colaboradores participam de forma espontânea, independente se estão trabalhando no escritório, modelo remoto ou híbrido. Dessa forma existe maior envolvimento para se conseguir os objetivos, melhor motivação e produtividade das equipes”, explica Matta.
No entanto, a pesquisa mostra que apesar dos benefícios, as corporações estão com dificuldades para otimizar os benefícios da experiência do funcionário:
- 55% não estão conseguindo simplificar o gerenciamento e o compartilhamento de conhecimento por meio de plataformas baseadas em nuvem, IA ou automação.
- 47% não permitiram uma combinação de programas de aprendizado remoto e local para permitir o crescimento e o desenvolvimento dos funcionários.
- Quase metade (45%) não adotou soluções de análise do local de trabalho, que podem fornecer os insights para evoluir (e medir) a experiência dos funcionários.
Recomendações
Para solucionar esses desafios e acelerar o tema, a Avanade recomenda três principais iniciativas serem avaliadas pelas empresas:
- É importante se comprometer com uma estratégia holística e ampliar o tema de Workplace Experience (WX) para todas as linhas de negócio.
- Crie um WX verdadeiramente voltado para as pessoas, projetando em torno dos momentos que importam para diferentes frentes da força de trabalho.
- Alimente a evolução de sua estratégia por meio de insights gerados a partir dos dados analíticos das plataformas de Workplace.
Principais dados da pesquisa:
Quase todos (99%) entrevistados disseram que sua organização tomou medidas para transformar a experiência de seus funcionários.
A grande maioria (84%) dos entrevistados afirmou que sua organização está atualmente comprometida ou testando um modelo de trabalho totalmente remoto ou híbrido.
97% das organizações observam um aumento no desempenho em pelo menos uma das seguintes principais métricas de negócios nos últimos 12 meses: produtividade, retenção de funcionários, crescimento de receita, capitalização de participação de mercado, pontuação de satisfação do cliente e redução de custos.
- A produtividade melhorou em 8,10%
- A retenção de funcionários aumentou 6,77%
- As pontuações de satisfação do cliente aumentaram 8,40%
A pesquisa reflete as perspectivas de 2.100 tomadores de decisão sênior de negócios, TI e RH em vários setores, do final de 2021 ao início de 2022. Além disso, a amostragem traz um recorte específico de 150 líderes de negócios do Brasil.
- Fonte: TIInside.com.br
- Imagem: Freepik
- 04 de setembro de 2022