O programa Startup GOV.BR, gerido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), vai receber o reforço de 200 novos profissionais. A autorização para contratação foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (31/10). Os profissionais atuarão, por tempo determinado, em projetos de transformação digital do governo federal e a iniciativa atende à necessidade temporária de excepcional interesse público.
O prazo de duração dos contratos será de até quatro anos, que podem ser prorrogados desde que este processo seja devidamente justificado com base nas necessidades de conclusão das atividades previstas.
O MGI contratará pessoas para atuarem nas funções de especialistas em Gestão de Projetos, Infraestrutura de Tecnologia da Informação TI, Ciência de Dados, Segurança da Informação e Proteção de Dados, Análise de Processos de Negócios, Experiência do Usuário (UX) e Desenvolvimento de Software.
A seleção dos profissionais para a Secretaria de Governo Digital (SGD) se dará por processo seletivo simplificado e caberá ao MGI observar as leis e os regulamentos que tratem sobre políticas de reserva. O ministério também terá de assegurar que as ações e procedimentos previstos no certame estejam alinhados ao alcance da efetividade de tais políticas.
O MGI tem o prazo de seis meses para publicação do edital de abertura de inscrições.
Confira a tabela com o quantitativo de contratações por cargo.
Função/Quantidade de vagas
- Especialista em Gestão de Projetos: 45
- Especialista em Infraestrutura de Tecnologia da Informação TI: 15
- Especialista em Ciência de Dados: 35
- Especialista em Segurança da Informação e Proteção de Dados: 20
- Especialista em Análise de Processos de Negócios: 30
- Especialista em Experiência do Usuário (UX): 15
- Especialista em Desenvolvimento de Software: 40
Programa Startup GOV.BR
O Startup GOV.BR foi idealizado para apoiar e acelerar projetos estratégicos de transformação digital do governo federal. O público-alvo do programa são os órgãos do governo federal que possuem projetos estratégicos de transformação digital e que geram valor para os cidadãos.
Os projetos são selecionados a partir de critérios como o número de beneficiários potenciais, o potencial de desenvolvimento econômico e social e a economia de recursos para a Administração Pública Federal.
Desde 2021, mais de 36 projetos transversais com diversos órgãos federais de vários setores foram apoiados e viabilizados pelo Programa, com foco em iniciativas de significativo impacto social, potencial de desenvolvimento econômico e economia aos cofres públicos.
- Fonte: TIInside.com.br
- Imagem: Freepik
- 31 de outubro de 2023