Medo do telemarketing faz brasileiros dizerem não ao compartilhamento de dados

Um estudo da NPS Prism do setor de seguros, feita pela Bain & Company, mostra que 59% dos consumidores ainda não pretendem compartilhar seus dados em troca de ofertas exclusivas, condições diferenciadas e outros benefícios. O Open Insurance tema primeira fase prevista para começar em 15 de dezembro. A pesquisa aponta que  1 a cada 3 brasileiros tem medo de compartilhar seus dados por receio de receber ligações de telemarketing.

Quando perguntados sobre as razões pelas quais não possuem interesse em compartilhar seus dados com as empresas, 35% dos brasileiros afirmam não querer que as instituições tenham acesso aos seus dados financeiros; 34% não acham que é um processo seguro; e 33% possuem o receio de receber ligações de telemarketing.

Segundo Luiza Mattos, sócia da Bain & Company, apenas ter um relacionamento de longo prazo com a seguradora não é suficiente para convencer o consumidor a compartilhar os seus dados. “A pesquisa mostrou que apenas 22% dos respondentes consideram este um critério relevante, o que revela que as companhias precisam repensar o tratamento com seus clientes”, diz.

Entre os que aceitam compartilhar seus dados (41%), a reputação da empresa e a transparência sobre como os dados serão utilizados são critérios decisivos. Além disso, outros aspectos considerados pelos consumidores no compartilhamento das informações foram:

  • Reputação da empresa: 59%
  • Transparência sobre como utilizarão os dados: 57%
  • Qualidade do atendimento que dá a seus clientes: 43%
  • Benefícios oferecidos: 38%
  • Recomendação de amigos ou familiares: 23%

No dia 21 de julho, o Conselho Nacional de Seguros Privado (CNSP) e a Superintendência de Seguros Privados (Susep) publicaram, respectivamente, a Resolução nº 415 e a Circular nº 635, com as diretrizes que regulam a implementação do open insurance no Brasil. O cronograma da iniciativa prevê três fases. Inicialmente está prevista a abertura de dados não pessoais ou dados públicos com início em 15 de dezembro.

Após isso, até setembro de 2022 está previsto o início do compartilhamento de dados pessoais, incluindo dados cadastrais e de contratos, que dependem inteiramente do consentimento do consumidor. E na última etapa, até dezembro de 2022, será iniciado o compartilhamento de serviços, que também dependem inteiramente do consentimento dos segurados.

O estudo da Bain foi realizado entre os dias 21 de agosto e 10 de setembro, ouviu aproximadamente 3.500 respondentes de todo o Brasil.

 

  • Fonte: ConvergenciaDigital.com.br
  • Foto: ConvergenciaDigital.com.br
  • 07 de outubro de 2021