Estudo da Pega também alerta para novas habilidades digitais demandas pelo setor nos próximos cinco anos
Investimentos em transformação digital para o setor de marketing devem aumentar em até 40% nos próximos cinco anos, segundo pesquisa da Pegasystems (Pega). Segundo o levantamento, feito com a iResearch, com 750 gestores de marketing de 11 países, a personalização de conteúdo e a Inteligência Artificial serão as prioridades.
Para 67% dos entrevistados, o marketing personalizado será um objetivo a ser buscado e para entregá-lo, empresas implementarão tecnologias alimentadas por IA. O que se espera, com o uso da IA, é poder entender, ter empatia e até mesmo antecipar as necessidades dos clientes.
O levantamento ainda prevê que, no futuro, a IA decidirá quais mensagens enviar a um cliente com base em suas ações passadas, sinais em tempo real e dados contextuais, incluindo como outros compradores semelhantes reagiram. Isso aumentará a fidelidade e os gastos do cliente, melhorando as taxas de conversão.
“Os negócios bem-sucedidos de amanhã serão aqueles que não apenas aproveitam o poder das tecnologias para entender seus clientes, mas também aproveitam a tecnologia para construir conexões e criar maior valor por meio desses relacionamentos”, disse Tara DeZao, diretora de Marketing de Produto de MarTech & AdTech da Pega.
Outro ponto ressaltado é o mapeamento da jornada do consumidor. Para 60% dos entrevistados, o Customer Lifetime Value (CLV) será fundamental na mensuração das ações, nos próximos cinco anos. As organizações já parecem estar alocando seus recursos com isso em mente: 70% dizem que a maior parte de seu orçamento para novas tecnologias será destinada à automação inteligente, enquanto 66% citam também IA e 60% citam Web 3.0 como prioridades de investimento futuro.
Novas habilidades
Profissionais da área de marketing também terão de desenvolver certas habilidades nos próximos cinco anos, alerta o estudo. Para um quarto dos entrevistados, qualificações digitais e computacionais, bem como proficiência em gerenciamento e análise de dados, serão fundamentais, à medida que as empresas adotam a tecnologia e se concentram em oferecer melhores experiências ao cliente e maximizar o CLV.
Os entrevistados avaliaram as principais funções que deverão buscar nos próximos cinco anos. Desenvolvedores de conteúdo foram os mais mencionados, com 73% dos entrevistados ressaltando os profissionais. Seguido de data analysts, citados por 65%, user experience, para 59%, e especialistas em SEO, para 47%. Em quinto, no ranking, ficou o customer strategist e em sexto desenvolvedores de softwares.
“Os profissionais de marketing estão impulsionando o crescimento como nunca”, observou Liz Miller, vice-presidente e analista principal da Constellation Research. “Dados, inteligência e automação são essenciais para capacitar os profissionais de marketing a liderar essa carga de crescimento sem comprometer a capacidade de contar a história de nossas marcas com nossos clientes”, finalizou.
- Fonte: ITForum.com.br
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- 31 de agosto de 2022