Luciana Nedel, ex-vice-diretora do Centro de Empreendimentos em Informática, uma das incubadoras de empresas da UFRGS, foi nomeada diretora nesta quinta-feira, 14.
A nova diretora substitui Ingrid Jansch Pôrto, que ocupava o cargo nos últimos sete anos. A nova vice-diretora é Érika Fernandes Cota. As três são também professoras da universidade federal.
“O que queremos nesta gestão é construirmos uma ponte entre os laboratórios de pesquisa e a geração de empreendimentos. Acreditamos que o ambiente acadêmico reúne os elementos certos para o desenvolvimento de negócios de sucesso”, afirma Luciana.
A UFRGS foi o berço de uma série de empresas importantes do setor de eletroeletrônica gaúcho, como Altus, Digitel e CP, além de manter convênios com multinacionais como Microsoft, HP e Dell.
Fundado em 1996, o CEI é a primeira incubadora de tecnologia fundada no sul do país, já tendo lançado 40 projetos no mercado.
De acordo com o ranking QS Latin American University Rankings, a UFRGS está na 12ª posição entre as 300 universidades da região.
Entre as universidades brasileiras, a UFRGS ocupa a sétima posição.
A listagem é calculada com base indicadores de reputação acadêmica, citações em artigos, produção de artigos, proporção de docentes com doutorado, impacto na web e número de estudantes.
Os melhores indicadores da UFRGS são em produção de artigos (4º lugar) e impacto na web (3º lugar), neste item são considerados os repositórios digitais e a posição no Webometrics, ranking liderado na região pelo Lume da UFRGS.
Baguete
15 de setembro de 2017