Em uma cerimônia informal para marcar a troca de comando do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, realizada nesta sexta-feira, 28/12, o futuro titular da pasta, Marcos Pontes, confirmou que o ex-deputado e ex-secretário de governo de São Paulo, Júlio Semeghini, será o secretário executivo do MCTIC.
Segundo o novo ministro, o conhecimento de Semeghini sobre os temas de tecnologia serão importantes não apenas para tocar o ministério, mas para enfrentar temas pendentes e importantes. Em especial, os ajustes na Lei de Informática (8.248/91) exigidos pela Organização Mundial do Comércio.
“Temos discutido bastante sobre isso. Eu conversei com parte do grupo de informática. E temos o Júlio Semeghini, que é da área, para ajudar”, ressaltou o futuro ministro.
Segundo Marcos Pontes, outros nomes estão sendo confirmados para compor o secretariado do MCTIC e serão apresentados no dia da posse formal, em 2 de janeiro. A expectativa é que a nova gestão fará muitas mudanças no quadro atual, sendo que o próprio Pontes indicou que haverá mudanças na estrutura do ministério, mas os detalhes e os nomes de quem fica ou quem sai foram divulgados.
A confirmação de Júlio Semeghini à frente da secretaría-executiva do MCTIC já tinha sido muito bem recebida pela indústria de TI no almoço de final de ano da Associação Brasileira da Indústria Elétrica Eletrônica (Abinee). Semeghini, mesmo depois de deixar o Congresso Nacional, nunca deixou de circular nos principais eventos de TI e de Telecomunicações. A presença dele é considerada a garantia que as áreas não vão deixar de ser relevantes na estrutura do novo ministério, uma vez que Marcos Pontes, o novo ministro, tem como prioridade a Ciência.
Fonte: Convergência Digital
28 de dezembro de 2018