Dispositivos ajudam a rastrear inventários, melhorar eficiência dos cuidados de saúde e aprimorar serviços para clientes.
A internet das coisas (IoT, na sigla em inglês), tem sido a palavra da moda nos últimos anos, à medida que as organizações adicionaram controles inteligentes a produtos como refrigeradores, máquinas de refrigeração, lavadoras e secadoras, robôs médicos e lâmpadas.
Embora o consumo de IoT esteja em nossa vida cotidiana, as empresas têm procurado maneiras pelas quais a IoT pode beneficiá-las para melhorar as tarefas do dia a dia.
Um dos maiores benefícios da IoT nas empresas tem sido a simples adição de tags RFID (Identificação por radiofrequência – Radio-Frequency IDentification, na sigla em inglês) para funções operacionais do dia a dia. Algumas etiquetas RFID que possuem baterias, transmissores ativos e eletrônicos integrados para capturar e retransmitir informações custam de US$$ 15 a US$ 50 cada.
Já as tags RFID passivas são extremamente baratas, com valor de 5 a 10 centavos de dólar cada. As tags passivas não possuem eletrônicos ativos, elas simplesmente possuem um código de identificação semelhante a um código de barras, mas ao contrário dos códigos de barras que requerem leitores de linha de visão para digitalizá-los, as tags RFID passivas podem ativar e responder a vários metros de distância, sem necessidade de linha de – acesso à vista
Mas como a IoT pode impulsionar o uso de RFID para vantagens comerciais?
Rastreamento de inventário
As organizações têm visto um valor significativo usando essas tags para comprar inventários mensais, como os varejistas, mas também os hospitais que seguem os suprimentos médicos, os escritórios de negócios rastreando quanto o papel das impressoras que eles têm na mão ou restaurantes rastreando quanto bens não perecíveis eles têm no armário.
As organizações que passam tempo contando itens manualmente ou que tradicionalmente usaram códigos de barras para verificar e contar itens podem se beneficiar de sistemas de etiquetas RFID pelo custo de alguns centavos de dólar.
Um scanner RFID pode ser colocado em uma localização central, ativado e as etiquetas RFID respondem com seus números de identificação, que estão associados a um item e a uma quantidade do item. A marcação pode acompanhar o inventário que tem uma data de validade para garantir que ele seja colocado onde será usado antes que expire.
Para a maioria das empresas que utilizam o RFID, um processo de inventário manual que fazia cinco pessoas completar 100 horas para completar pode demorar apenas duas horas. Mesmo que os cartões parciais sejam contados manualmente e outros sejam contados manualmente como verificação local, o tempo total ainda é inferior a 15 horas – uma economia de 85% do tempo para realizar uma contagem totalmente manual.
Um hospital implementou rastreamento RFID de produtos como bandagens e talas, que identificou a idade dos itens em todas as instalações. O estoque lento em um edifício foi transferido para outro, onde ele se moveu mais rápido e se usou antes que fosse muito velho, ajudando a minimizar o desperdício.
Serviço ao cliente
Assim como o RFID pode ser a tecnologia que rastreia “itens” como inventário, diversos casos de uso comercial de tags RFID e integração IoT foram usados em cenários de atendimento ao cliente. Em vez de itens de rastreamento, as etiquetas RFID rastrearam as pessoas ou os dispositivos associados às pessoas.
No hospital, substituiu as pulseiras de identificação de código de barras do paciente com pulseiras habilitadas para RFID. Isso permitiu o rastreamento em que os pacientes se moviam pela instalação. As tags registraram o horário de entrada e saída de instalações dentro do hospital, ajudando a rastrear cuidados.
Uma instituição de saúde cortou os horários de check-in para os principais clientes de oito minutos para 75 segundos, colocando etiquetas RFID em seus cartões de fidelidade. A equipe foi capaz de reconhecer esses clientes, chamar suas informações de perfil e cumprimentá-las sem ter que ficar em linha.
As tags RFID tiveram um uso benéfico significativo na resolução de cenários de negócios que diminuíram os custos trabalhistas, o aumento da precisão do inventário, o desperdício minimizado e a melhoria da resposta ao serviço ao cliente. Os usos do mundo real das tags RFID fazem parte de uma estratégia IoT com benefícios simples, mas altamente efetivos para organizações de todos os tamanhos, indústrias e mercados.
Fonte: Computerworld
06 de março de 2018