Segundo previsões do diretor de Analytics da FICO, Dr. Scott Zoldi, tendências na área incluem o surgimento do Inteligência Artificial defensiva e chatbots manipulados.
O crescente uso da tecnologia blockchain em serviços financeiros incluirá uma dose de inteligência artificial, uma vez que as novas técnicas automatizadas de analytcs procuram padrões nos dados sobre pessoas, contratos e transações.
Essa fusão de duas recentes tendências de tecnologia é uma das previsões feitas pelo Dr. Scott Zoldi, diretor de Analytcs da empresa de software analítico FICO, e também um reconhecido especialista no campo da inteligência artificial.
Além da associação com criptomoedas, a tecnologia blockchain logo registrará ‘cadeias temporais de eventos’, como as que são aplicadas em contratos, interações e ocorrências”, destaca o Dr. Zoldi. “Pense em alugar um carro. No futuro, você poderá caminhar até o carro para aluga-lo, mas você fará isso com um microcrédito que já está aprovado para alugar o carro, por digamos, uma tarde.
Este microcrédito terá contratos de seguro anexados ao blockchain e um histórico codificado dos motoristas anteriores, eventos e manutenção do carro. À medida que você atravessa a cidade e interage com vias pedagiadas e estacionamentos, todas essas informações serão automaticamente registradas e monitoradas no blockchain.
Quando você sai do carro, a locação é finalizada e se torna um evento auditável na cadeia. Esses tipos de cadeias de eventos de dados criarão novas oportunidades para análise de gráficos e novos algoritmos de inteligência artificial que consumirão dados de relacionamento em alta escala”.
Zoldi, que lidera a equipe que desenvolve os Analytcs de Inteligência Artificial da FICO para soluções como gerenciamento de fraude e segurança cibernética, também vê um aumento no que ele chama de “IA defensiva”. “Os que atacam, usam Inteligência Artificial e Machine Learning maliciosos para contornar os sistemas que protegem as empresas, ” disse.
“Esta corrida armamentista, na qual os criminosos se armaram com machine learning adversária, confronta as previsões de segurança da McAfee em 2018. Em 2018, veremos novos sistemas que sinalizarão seus resultados com “falsas assinaturas” para enganar, confundir ou identificar os invasores que aprendem com as resposta do sistema IA”.
À medida que os chatbots ficam mais inteligentes e usam mais IA, eles não só nos entenderão melhor, mas também serão melhores em nos manipular, ele prevê.
“Ao entender rapidamente o tom, o conteúdo e os caminhos de conversação previstos para cumprir vários objetivos, os chatbots usando IA também poderão aprender palavras mágicas para influenciar nossa atitude, ações e possivelmente suscitar reações em massa”, escreveu ele.
Outras previsões para IA em 2018 são:
IA terá que se explicar. “A necessidade de Explainable AI (XAI) é catalisada por regulações como o Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Européia (GDPR), que solicita explicações para decisões baseadas em scores, incluindo aqueles produzidos por sistemas de IA e ML”.
IA irá criar super-humanos. “Se ela já está desenhando a informação para que possamos ser super-humanos na investigação, recuperação de dados ou melhorando a forma como aprendemos novos tópicos, a IA aumentará nossa capacidade de processar novas informações. A questão será se nossos cérebros humanos vão atrofiar, melhorar ou simplesmente evoluir para a taxa e freqüência de dados “.
IA irá se operacionalizar. “Em 2018, as empresas se concentrarão na operacionalização da IA, particularmente na nuvem, para criar, refinar, implantar e aprimorar os ambientes de machine learning”.
Fonte: Decision Report
19 de janeiro de 2018