Inteligência Artificial, Ciências Humanas e RH é o tema de março do Grupo RHTI

No mês de março, o encontro do Grupo RHTI da Assespro-RS foi realizado no formato híbrido, trazendo como tema “Inteligência Artificial, Ciências Humanas e RH – Conexão”. A apresentação foi conduzida por Gabriel Leão, economista, filósofo e mestre em matemática pura. Durante sua exposição, Gabriel dividiu o conteúdo em duas partes, abordando inicialmente o Estado da Arte do uso da Inteligência Artificial na Gestão de Pessoas e, em seguida, compartilhando sua experiência técnica e filosófica sobre o tema.

Na primeira parte da apresentação, Gabriel destacou que “Você não será substituído por uma IA, mas sim por uma pessoa que utiliza IA”. Ele explicou que a área de gestão de pessoas é mais resistente à substituição pela inteligência artificial, pois envolve um nível de intelectualidade e subjetividade que as IAs ainda não conseguem replicar completamente.

Durante sua fala, provocou o grupo com a questão: “A inteligência artificial pode fazer arte?”. Segundo ele, a resposta é negativa, pois a IA não consegue reproduzir a “dor humana”, um elemento subjetivo e insubstituível, além de não conseguir trabalhar a profundidade da subjetividade humana.

Gabriel também apresentou os grandes players do mercado de IA, como ChatGPT, Claude, Perplexity e Gemini. Ele alertou sobre a importância de não restringir o uso empresarial a uma única IA, pois, cada ferramenta tem pontos fortes e fracos em diferentes tarefas.

Além disso, destacou alguns dos principais avanços na área em 2025, como a aplicação da IA generativa no recrutamento, treinamentos e suporte a colaboradores, o uso de People Analytics para prever engajamento e rotatividade, e as tentativas de humanização das tecnologias. No recrutamento, pontuou a relevância da análise e comparação de currículos, do match de skills e da aceleração dos processos seletivos.

Outro ponto abordado foi a situação do mercado gaúcho, destacando desafios como engenharia de dados, cultura organizacional, competitividade, política e burocracia. Apesar disso, ele ressaltou que há uma grande janela de oportunidades nas artes e humanidades, enfatizando a necessidade de explorar as profundidades individuais e a produtividade, além das novas tecnologias.

Ao final do encontro, houve um momento de perguntas e respostas, proporcionando uma troca de ideias entre os participantes. A Assespro-RS agradece a Gabriel Leão pelo excelente conteúdo apresentado! 💙

 

  • Fonte: Assespro-RS
  • Imagem: Assespro-RS
  • 02 de abril de 2025.