Gartner: Software corporativo e serviços aumentarão os gastos com TI em 2023 em 2,3%

Embora a queda nas vendas de dispositivos de hardware demore mais do que o esperado para se recuperar, grande parte dos gastos corporativos com TI – por exemplo, em tecnologia de nuvem – está bloqueado e à prova de inflação.

Software e serviços de TI impulsionarão os gastos mundiais com TI para US$ 4,5 trilhões em 2023, um aumento de 2,4% em relação a 2022, de acordo com a última previsão da empresa de pesquisa de mercado Gartner. Isso está abaixo da estimativa do último trimestre de crescimento de 5,1%, principalmente devido a uma recuperação mais lenta do que o esperado nas vendas de hardware.

Os gastos corporativos com software e serviços de TI devem aumentar 9,3% e 5,5% em 2023, respectivamente. No entanto, continuando a tendência das previsões anteriores, os gastos com dispositivos de hardware devem cair 5,1% este ano, à medida que consumidores e empresas prolongam os ciclos de atualização de dispositivos.

Caso contrário, os gastos corporativos com sistemas de data center e serviços de comunicação deverão aumentar modestamente, em 0,7% e 0,1%, respectivamente.

Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, não houve grandes surpresas na economia, com bancos centrais e empresas reagindo conforme o esperado à atual situação econômica inflacionária, disse John-David Lovelock, vice-presidente e analista do Gartner. No entanto, embora ele tenha dito que o Gartner esperava ver um declínio nos gastos com dispositivos devido ao impacto da inflação no poder de compra do consumidor, o ciclo de atualização foi ainda mais longo do que o previsto.

“As pessoas estão aprendendo que podem manter um dispositivo por mais tempo e ainda assim se contentar”, disse Lovelock, observando que essa tendência provavelmente continuará ao longo de 2023 e até 2024, quando o Gartner espera ver parte da carteira de pedidos em atraso.

No entanto, a menos que os dispositivos – em particular os telefones – ofereçam novos níveis de funcionalidade ou um motivo real para atualização, ele alerta que as vendas de dispositivos podem permanecer estáveis ​​por um longo tempo.

Os gastos com a nuvem corporativa estão bloqueados

Embora os consumidores tenham sido duramente atingidos pela inflação, Lovelock disse que muitos dos gastos do lado corporativo são gastos recorrentes e fixos, principalmente nos mercados de serviços gerenciados, nuvem, SaaS , PaaS e telecomunicações.

“Todas essas coisas estão bloqueadas em contratos de longo prazo”, disse ele. “Até mesmo servidores, redes ou armazenamento de equipamentos – você está fazendo o pedido no ano passado para entrega este ano.”

E embora o Gartner não forneça um detalhamento dos gastos com segurança em sua previsão de gastos com TI, Lovelock também acredita que os gastos com segurança continuarão a crescer à medida que as empresas repensarem sua abordagem para proteger seu ambiente.  

O mercado de serviços de TI também está passando por um período de crescimento à medida que as empresas procuram trazer pessoal externo de TI para implementação e suporte. Por exemplo, o Gartner espera que os gastos com consultoria cheguem a US$ 264,9 bilhões em 2023, um aumento de 6,7% em relação a 2022.

Apesar das demissões generalizadas e contínuas que as empresas de tecnologia estão enfrentando atualmente, muitos dos cortes de empregos envolveram pessoal não técnico. Além disso, de acordo com a pesquisa realizada pela Skillsoft em novembro de 2021, cerca de três quartos dos tomadores de decisão de TI em todo o mundo afirmaram estar enfrentando lacunas críticas de habilidades no departamento de tecnologia

Lovelock disse que os CIOs estão perdendo a batalha por talentos, o que significa que, em todos os setores, os gastos com serviços de TI estão crescendo mais rapidamente do que os serviços internos. Consequentemente, trabalhadores de TI qualificados estão migrando da empresa para provedores de serviços e tecnologia que podem acompanhar o aumento dos requisitos salariais, oportunidades de desenvolvimento e perspectivas de carreira.

Enquanto uma economia turbulenta mudou o contexto das decisões de negócios e fez com que os CIOs se tornassem mais hesitantes, adiassem decisões ou reordenassem prioridades, Lovelock disse que os gastos com TI parecem ser à prova de inflação.

 

 

  • Fonte: Computerworld.com
  • Imagem: Freepik
  • 18 de janeiro de 2023