Com intuito de oferecer conteúdos relevantes e de grande valor para as empresas associadas, a Assespro-RS promoveu um webinar gratuito na manhã desta terça-feira (25) com Débora Brum, fonoaudióloga empresarial e diretora da Comunicativa, que falou sobre o tema Pitch de Influência – Conquiste e engaje o seu público. O encontro teve mediação de Letícia Polydoro, VP de comunicação da Assespro-RS, e do presidente da entidade, Julio Ferst.
Para Débora, o desafio hoje é atrair e manter a atenção dos ouvintes em uma realidade em que as pessoas são atropeladas por milhões de estímulos a cada minuto. Ela destacou os erros mais comuns durante as apresentações, como falta de clareza e objetividade, falta de conexão com o público, linguagem muito técnica, jargões e siglas, nervosismo e insegurança, vicios de linguagem, linguagem corporal inadequada, velocidade de fala acelerada, voz tímida e insegura.
“Falar bem não é um dom, mas uma habilidade que se adquire”, apontou.
Nesse contexto, Débora dividiu cinco estratégias para se realizar um bom pitch de influência, definido como uma fala assertiva, sucinta, clara, empática, relevante e direcionada a resultados. São elas: o segredo dos 3 Ps (preparação, preparação e preparação); o S.E.R. (sucinto, específico e relevante); usar vocabulário assertivo; iniciar pelo porquê; e cuidar a linguagem não verbal.
“O pitch tem que ter três momentos: conexão (despertar a atenção), sensibilização (gerar interesse) e ação (call to action)”, acrescentou.
Débora também falou também sobre uma série de exemplos e dicas para auxiliar as pessoas de maneira prática a como melhorar a comunicação com seu público, seja em apresentações para grandes e pequenos públicos e reuniões comerciais. Para ela, a grande tarefa é treinar o pitch em voz alta.
“Se vocês dedicarem tempo e esforço, tenho certeza de que terão muito sucesso nas suas interações. E lembrem-se: vocês se transformam naquilo que mais exercitam”, concluiu.
- Fonte: Vicente Medeiros
- 25 de maio de 2021