As redes sociais Facebook e Instagram registram uma queda parcial em todo o mundo desde as 13h desta quarta-feira (hora de Brasília), afetando tanto seu site para desktops como seus aplicativos de celular, segundo relataram usuários nos sites Outage Report e Downdetector e, segundo nota publicada pelo El País, confirmou a empresa de Mark Zuckerberg: “Estamos conscientes da situação”, disse o Facebook,.
Em ambos os casos, os problemas de conexão começaram a ser notados pouco antes das 13h (hora de Brasília), atingindo Europa, América, Índia, Malásia e Filipinas. Ao contrário de outras ocasiões, não se trata de um bloqueio completo – os usuários afetados em geral podem continuar acessando os aplicativos, mas algumas funções, como mandar e receber mensagens e compartilhar conteúdos, não estão disponíveis.
Pelo Twitter, em um post publicado na tarde de ontem, a empresa informou estar trabalhando para resolver o problema o quanto antes, e indicou que a falha não estava relacionada com um ciberataque do tipo “DDoS”, como são conhecidos os Ataques Distribuídos de Negação de Serviço, que sobrecarregam os servidores com uma alta demanda de conexões.
Fonte: TI Inside
13 de março de 2019