Estratégia Digital vira Decreto em 21 de março

O governo promete apresentar em uma semana, na próxima reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, a conclusão da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital, um documento que lista uma centena de ações e metas políticas para usar as tecnologias em prol do desenvolvimento econômico.

“É a ponta do iceberg. O lançamento da Estratégia Digital vai começar a girar engrenagens para articular a sociedade, governo e setor empresarial para fazer acontecer, no médio e longo prazo, para que o Brasil até 2050 possa superar patamares de crescimento de 4%, 5%”, diz o diretor de tecnologia e inovação do MCTIC, José Gontijo.  Ao participar do 3º Seminário Brasscom Políticas Públicas & Negócios nesta quarta, 14/3, Gontijo ressaltou que a Estratégia dá previsibilidade de onde o país quer estar em 30 anos.

“O fato de a estratégia existir é o ponto principal. Existiam várias ações isoladas nas esferas governamentais. Agora temos um norte para que o setor privado e a sociedade tenham previsibilidade de onde o Estado brasileiro quer chegar com a transformação digital da economia. Temos questões endereçando cidadania e educação digital, de como o Brasil pode fazer parte dos elos globais, como se atrela aos eixos de dados transnacionais.”

Segundo ele, o Decreto com a Estratégia Digital deverá ser publicado em 21 de março, data da próxima reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, que foi de onde surgiu a demanda ao governo federal para o desenvolvimento desse plano de longo prazo.

Fonte: Convergência Digital

14 de março de 2018