País registrou um aumento de 4,7% nas contratações para cargos de cibersegurança, ficando atrás apenas da Alemanha e da Espanha
O Brasil consolidou-se como um dos líderes globais em crescimento de cargos na área de cibersegurança, ficando entre os três principais países do mundo nesse quesito. Segundo o estudo LinkedIn Economic Graph, que analisou o período de maio de 2023 a maio de 2024, o país registrou um aumento de 4,7% nas contratações para cargos de cibersegurança, ficando atrás apenas da Alemanha e da Espanha.
Crescimento e desafios na área de cibersegurança
Apesar do avanço significativo, o setor ainda enfrenta desafios. Se todos os profissionais brasileiros com habilidades ou certificações em cibersegurança estivessem empregados na área, o setor poderia crescer impressionantes 41,7%, atendendo melhor à alta demanda por especialistas.
No entanto, a área continua sendo predominantemente masculina, com homens ocupando 80% dos cargos. Apesar disso, as mulheres brasileiras se destacaram, registrando o maior crescimento global de participação na área, com um aumento de 4,45%.
O estudo também destacou que, embora o Brasil lidere em proporção de vagas em cibersegurança, com 11,2% em comparação com outros setores nos últimos quatro anos, houve uma queda de 2,3% nos anúncios de novas vagas entre 2023 e 2024.
Este cenário reflete uma tendência global, onde, em 14 países avaliados, a maioria viu uma diminuição nas novas contratações, com os Estados Unidos registrando a maior queda de 5,3%. Por outro lado, países como a Espanha e o México apresentaram crescimento nas contratações, com aumentos de 5,4% e 6,8%, respectivamente.
- Fonte: administradores.com – Texto: Jefferson Cavalcante
- Imagem: Freepik
- 12 de agosto de 2024