Especialista discute sobre etarismo no encontro de setembro do Grupo RHTI

O Grupo RHTI da Assespro-RS recebeu nesta terça-feira (21) Monica Riffel, diretora da MaturiLAB, que trouxe o tema “Etarismo: de repente 50+ e agora?”.

Monica dividiu alguns dados do IBGE, que apontam que, em 2045, metade da população será idosa, com 93 milhões de pessoas, e que em 2050, o Brasil será o 6o país mais velho do mundo. 

“Acredito que os 50 sejam um divisor de águas em nossas vidas”, destacou. “Já vivemos praticamente a metade do nosso tempo e isso causa impacto ao se olhar para perspectivas futuras”. Para Monica, a tendência é que o brasileiro deva trabalhar mais anos e se aposentar com mais idade. 

Segundo a executiva, os 50 anos precisam ser pensados antes para se evitar chegar nessa fase com a impressão de que nada foi feito. “Sabemos que no mercado temos um preconceito em relação a esse público, chamado etarismo ou idadismo”, explicou. “Para reverter esse cenário, vamos precisar que as empresas se tornem mais inclusivas, e não no discurso, mas criando ambientes de trabalho mais receptivos”.

Ao final, Monica apresentou ainda algumas iniciativas de empresas de grande porte na área de empregabilidade de pessoas maduras, como a Vivo, que criou o programa 50+, que contrata esse público para aproximar os clientes; a Pepsico, que desenvolveu o programa Golden Years, em que mais de 350 profissionais já foram contratados; e a Unilever, que começou o programa piloto Senhor Estagiário na área de vendas. 

Sobre o Grupo RHTI

Criado há cinco anos e sempre realizando encontros mensais, o Grupo RHTI aproxima profissionais que compõem os RHs das empresas de TI do estado, associadas da Assespro-RS, para discutirem sobre o mercado de tecnologia e as melhores práticas em gestão de pessoas. Os encontros também são uma oportunidade para troca de informações para geração de conhecimento e aprendizado. Informações e adesão: https://www.assespro-rs.org.br/grupo-de-rh/